Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA COBERTURA VACINAL CONTRA COVID-19 EM CRIANÇAS DE 6 MESES A 2 ANOS, NA REGIÃO DE SAÚDE DE SEABRA-BA, CHAPADA DIAMANTINA

Introdução

A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.

A vacinação é uma das medidas mais seguras e efetivas na eliminação e controle de doenças transmissíveis, além de ser determinante na redução da morbimortalidade, especialmente em crianças, grupo dos mais vulneráveis.

No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), é responsável por organizar e coordenar todas as ações de vacinação, e busca garantir a vacinação para todos os indivíduos, de forma indiscriminada. O PNI tem como missão o controle, a erradicação e a eliminação das doenças imunopreveníveis e, para tanto, o Ministério da Saúde estabelece alguns indicadores que subsidiam a análise do programa: cobertura vacinal; taxa de abandono; e taxa de homogeneidade.

Material e Método

O Objetivo do trabalho é analisar as coberturas vacinais da vacinação contra a COVID-19 de crianças de 6 meses a menores de 2 anos na Região de Saúde de Seabra, Bahia, Chapada Diamantina, Brasil, entre 2022 e 2024 na Região de Saúde.

Trata-se de um estudo retrospectivo e descritivo, onde foram analisados dados secundários das coberturas vacinais para vacinação contra o COVID-19, extraído do link https://infoms.saude.gov.br/extensions/SEIDIGI_DEMAS_COBERTURA_COVID_RESIDENCIA/SEIDIGI_DEMAS_COBERTURA_COVID_RESIDENCIA.html .

Foram analisados os 11 (onze) municípios da Região de Saúde de Seabra, referente ao período de 2022 a 2024.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população estimada da Região de Saúde de Seabra , de 6 meses a menores de 2 anos, é estimada era de 6.061 crianças, divididas entre os 11 (onze) municípios.

Resultados

Foram observados que dos 11 municípios da Região de Saúde de Seabra, considerando a 2ª dose do esquema vacinal, os seguintes achados: entre 49,9% a 75% de cobertura foram encontrados apenas 02 municípios, Iraquara 70,19%, Souto Soares 64,44%; entre 24,9% a 49,9% de cobertura foram encontrados apenas 02 municípios, com 47,37% em Ibitiara, 24,99% em Seabra. Os demais encontram-se entre 0% a 24,9%, são eles: Abaíra 22,30%, Boninal 20,47%, Lençóis 19,27%, Mucugê 20,19%, Novo Horizonte 24,16%, Palmeiras 16,18%, Piatã 24,85%. Em se tratando da 3ª dose do esquema vacinal, observou-se dados inferiores e que serão discutidos ao longo do estudo.

Discussão e Conclusões

Diante dos dados analisados, a baixa cobertura vacinal contra a COVID-19, expõe a população ao risco de adoecimento por infecções respiratórias graves.

Palavras Chave

vacinação; COVID-19

Área

Imunizações

Instituições

NRS CL / SESAB - Bahia - Brasil

Autores

MIDIÃ SANTOS CÂNCIO OLIVEIRA FERNANDES