Dados do Trabalho
Título
CURSO "SERVIÇO DE VACINAÇAO POR FARMACEUTICOS" DO CONSELHO FEDERAL DE FARMACIA: PROCESSO DE REVISAO E ATUALIZAÇAO
Introdução
Após a regulamentação da Anvisa em 2017 e do Conselho Federal de Farmácia (CFF) em 2018, permitindo a prestação do serviço de vacinação por farmacêuticos, o CFF lançou, em outubro de 2021, a 1ª edição do curso "Serviço de Vacinação por Farmacêuticos", capacitando quase 3.000 profissionais. Com a Lei nº 14.675 de 2023, que garante ao farmacêutico a atuação como Responsável Técnico (RT) em serviços de vacinação e diante das constantes atualizações na área de imunização, o CFF considerou a necessidade de atualizar o curso e, em abril de 2024, apresentou a 2ª edição. Assim, objetivou-se descrever o processo de atualização da sua 1ª edição.
Material e Método
O curso foi avaliado e revisado por uma equipe técnica experiente, que reuniu avanços e informações recentes: inclusão de novas vacinas, exclusão de vacinas não mais disponíveis, atualização de requisitos legais, dos calendários vacinais, mudanças de carga horária, de público-alvo, fluxo de registro de doses, notificação de eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização, suporte básico de vida e prevenção de erros de imunização.
Resultados
Os seis módulos teóricos foram revisados incluindo a produção de sete vídeos novos, a regravação de 11 e edições variadas em 30 vídeos, resultando em 65 videoaulas legendadas e acompanhadas por materiais de apoio e complementares. O livro "Documentação do Serviço de Vacinação por Farmacêuticos" foi adaptado conforme as sugestões do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e o Projeto Pedagógico, Orientações Gerais, Manual do Facilitador e Participante foram alinhados às atualizações. A nova edição, com 20 horas adicionais, oferece duas opções: a primeira, 60 horas teóricas online pela plataforma Edufarma para estudantes; a segunda, para farmacêuticos registrados nos Conselhos Regionais de Farmácia, totaliza 80 horas (60 horas a distância e 20 horas presenciais).
Discussão e Conclusões
O processo de atualização e ampliação do curso foi desafiador, necessitou de recurso financeiro (diagramação, gravação, edição, deslocamento de especialistas) e humano (especialistas voluntários de Universidades, Anvisa, Instituto Butantan, PNI). A nova edição demonstrou a preocupação do CFF com a qualidade do curso atendendo à demanda por capacitação farmacêutica. Ao preparar os farmacêuticos, o curso contribui para a melhoria da prática vacinal no Brasil e a profissão reafirma seu papel na promoção da imunização, educação em saúde, diminuição da desinformação e hesitação vacinal, e combate a fake news a serviço da população.
Palavras Chave
vacinação; Farmacêuticos; ensino
Área
Imunizações
Instituições
Conselho Federal de Farmácia - Distrito Federal - Brasil
Autores
JOSÉLIA CÍNTIA PENA FRADE, ROBERTA DIAS RODRIGUES ROCHA, RENATA ALINE DE ANDRADE, WALTER DA SILVA JORGE JOÃO