Dados do Trabalho


Título

IMPLEMENTAÇAO DO MONITORAMENTO DAS ESTRATEGIAS DE VACINAÇAO CONTRA A POLIOMIELITE E O SARAMPO NO BRASIL/2024 EM RIO LARGO-AL: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

O Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) contra a Poliomielite e o Sarampo no Brasil foi realizado no período de 17 de junho a 31 de julho de 2024, para avaliar as atividades realizadas e identificar locais com fragilidade de cobertura das ações de vacinação. É objetivo deste estudo relatar as etapas gerenciais de implementação do MEV no município de Rio Largo-AL, articulado entre gerência de Imunização e área técnica da Atenção Primária em Saúde (APS), em julho de 2024.

Descrição do caso

Inicialmente houve a participação da gerente de Imunização e da enfermeira Responsável Técnica da APS municipais na oficina estadual para o planejamento do MEV, em 12 de junho de 2024. Após, realizou-se um primeiro contato com a área técnica da APS para os preparativos do trabalho de campo. Das oito etapas preconizadas para o MEV, quatro são gerenciais, assim efetivadas: 1) Mapeamento do município e setorização conforme o número de salas de vacina: a) delimitação do território municipal, b) setorização do território por área de abrangência de cada sala de vacina; c) descrição das salas de vacinas de acordo com o CNES, d) inserção do número de cadastros individuais ativos de crianças na faixa etária do MEV; 2) Identificação das áreas a serem visitadas e monitoradas: a) cálculo amostral mínimo populacional total do município, b) distribuição da população calculada, adotando-se o critério de, no mínimo, visita a duas casas por ACS, a fim de promover uma avaliação homogênea do território; 4) Identificação dos recursos necessários e logística para o início da ação: a) microplanejamento (logística de insumos, imunobiológicos, transportes e impressos), b) cronograma de oficinas para o MEV municipal e efetivação destas com as enfermeiras da ESF, e c) definição do trabalho de campo com as equipes, estabelecido 8 dias para sua execução.

Discussão

A realização do MEV é fundamental para reforçar a proteção das crianças menores de 5 anos de idade contra a poliomielite e o sarampo, cujos resultados alcançados e lições aprendidas servirão para subsidiar a tomada de decisão quanto às ações necessárias para aumentar as coberturas vacinais, a qualificação dos serviços e a ampliação do acesso (BRASIL, 2024).

Conclusão

A ação articulada entre a gerência da APS e a gerência de imunização local para implementação do MEV em Rio Largo foi profícua, possibilitando a identificação das potencialidades, limites e desafios municipais à cobertura vacinal preconizada nacionalmente.

Palavras Chave

Monitoramento Epidemiológico; imunização infantil; Programas de Imunização

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria Municipal de Saúde - Alagoas - Brasil

Autores

MARIA JOELMA DA SILVA GOMES, KARLA MYCHELLE CEZARIO DE LIMA, LARISSA SUZANA DE MEDEIROS SILVA, BEATRIZ LAIS DE CARVALHO, ERICA VITORIA DOS SANTOS SOUZA, POLIANA PONTES DAMASCENO, THIAGO ARAUJO PONTES