Dados do Trabalho
Título
PLANO DE VACINAÇAO NAS ESCOLAS: ESTRATEGIA PARA RECUPERAÇAO DAS COBERTURAS VACINAIS NO ESTADO DA BAHIA.
Introdução
Introdução: A organização, de forma integrada, de estratégias de vacinação que visem fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades no campo da saúde e que, de forma factível, favoreçam a recuperação das coberturas vacinais é de fundamental importância no contexto atual, pós pandemia de Covid-19. Objetivo: O presente estudo objetiva apresentar o Plano de Vacinação Nas Escolas, no estado da Bahia e descrever as estratégias adotadas para mobilização e adesão à estratégia, bem como os resultados alcançados no período de fevereiro a agosto de 2024.
Material e Método
Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal, com análise descritiva dos resultados das estratégias desenvolvidas nas escolas das redes públicas e privadas para promover vacinação e educação em saúde, visando reduzir o risco de adoecimento da população por doenças imunopreveníveis por meio da checagem da caderneta e atualização vacinal em ambiente escolar. Tem como fonte de dados o Instrumento de Coleta criado no Google Docs, alimentado pelos municípios. Foram analisados os dados de doses aplicadas por imunobiológico, por município e macrorregião, segundo a rede de ensino estadual, municipal e rede privada, através do Excel.
Resultados
Para a operacionalização do Plano foi estabelecida parceria entre as Secretarias Estaduais de Saúde e Educação para definição das diretrizes e elaboração do documento norteador, a fim de que as articulações pudessem ser realizadas nos territórios municipais por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação. No período de 19 de fevereiro a 06 de agosto de 2024, foram realizadas estratégias de vacinação em 1.965 escolas, sendo 277 (14%) da rede estadual. No total, foram aplicadas 65.933 doses de vacinas e contempladas 59.380 pessoas da comunidade escolar.
Discussão e Conclusões
A implementação exitosa da estratégia de vacinação nas escolas, vem contribuindo decisivamente para uma melhoria das coberturas vacinais no público-alvo, além de favorecer o fortalecimento das ações integradas entre educação e saúde no estado da Bahia.
Palavras Chave
vacinação nas escolas; estratégia; coberturas vacinais
Área
Imunizações
Instituições
DIVEP/SESAB - Bahia - Brasil
Autores
VANIA REBOUÇAS BARBOSA VANDEN BROUCKE, ADRIANA DOURADO DE CARVALHO, JAIANE LOMBA DE SANTANA, MARCIA SÃO PEDRO LEAL SOUZA