Dados do Trabalho
Título
PLANO DE TRABALHO DA ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE COMO FATOR POTENCIALIZADOR DAS AÇOES DE IMUNIZAÇAO NO ESTADO DO CEARA
Introdução
A Atenção Primária à Saúde definida como a principal porta de entrada da Rede de Atenção à Saúde, tem papel coordenador do cuidado no território de sua competência. Dentre as ações desenvolvidas na APS, a vacinação, que é reconhecida como uma das mais eficazes intervenções para manutenção da saúde da população, proporciona uma sociedade mais saudável e resistente, e não somente previne doenças graves, como diminui a circulação dos agentes infecciosos e a incidência das doenças na comunidade. Considerando que a eficácia da imunização vai além da oferta dos imunobiológicos, que requer planejamento e desenvolvimento de estratégias para sua implementação, este relato de experiência trata da participação ativa da Atenção Primária nas ações de imunização no estado do Ceará, identificando os pontos que podem ser fortalecidos e os desafios possivelmente enfrentados.
Material e Método
Visando fortalecer as ações de imunização no estado do Ceará, a APS elaborou um Plano de Trabalho de maneira a elencar atividades para o fortalecer o acesso universal às vacinas e estabelecer o monitoramento e a avaliação da imunização por meio da utilização de ferramentas para análise sistemática de dados, viabilizando a identificação de pontos potencialidades e de oportunidades de melhoria, áreas de risco e oportunidades de melhoria em todos os níveis do programa de imunização, no que diz respeito à APS.
Resultados
Sabendo da complexidade do planejamento das estratégias para o avanço das ações de imunização, foram definidos procedimentos a partir da identificação de fragilidades e suas possíveis causas. As atividades sugeridas culminam na ampliação das ações para melhoria da cobertura vacinal no estado, potencializando a intersetorialidade e promovendo a continuidade das medidas de monitoramento e avaliação para intensificação do alcance das boas coberturas vacinais preconizadas pelo PNI. O plano de trabalho inclui ações locais que envolvem micro e macroprocessos da APS.
Discussão e Conclusões
O ajustamento do planejamento estratégico dos setores permitiu o reconhecimento de demandas comuns e o apoio de programas já existentes para fortalecer os resultados a serem alcançados, como o Programa Saúde na Escola, por exemplo. O reflexo das ações desenvolvidas no plano proposto, principalmente, com a integração entre APS e Vigilância, além de outros setores da secretaria de saúde do estado como a comunicação, são identificadas por meio da melhoria das coberturas vacinais em todas as regiões do estado.
Palavras Chave
Atenção Primária à Saúde; Imunização; intersetorialidade
Área
Imunizações
Instituições
Secretaria Estadual de Saúde do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
JULIANA ALENCAR MOREIRA BORGES, ANA BEATRIZ FERREIRA PINHEIRO, QUELVIA DA SILVA LIMA, ISMAILE MARQUES DA SILVA, THAÍS NOGUEIRA FACÓ DE PAULA PESSOA, TEREZA ODETE DE VASCONCELOS CORRÊA MARTINS, MÁRCIA LESSA FERNANDES RIBEIRO, ISABEL MARIA NOBRE VITORINO KAYATT