Dados do Trabalho
Título
O USO DA EDUCAÇAO EM SAUDE NA ESF DE UM MUNICIPIO DE ALAGOAS COMO FERRAMENTA DE COMBATE A HESITAÇAO VACINAL CONTRA A COVID-19 NAS CRIANÇAS DE 6 MESES A MENOR DE 5 ANOS.
Introdução
A cobertura vacinal é imprescindível para proteção populacional e visa o controle, erradicação e prevenção de doenças, logo, faz-se necessário pensar sobre as formas de intervir frente a tantos desafios.
Descrição do caso
Trata-se de um relato de experiência que busca relatar a vivência da educação em saúde na ESF no combate a hesitação vacinal contra COVID-19 nas crianças de 6 meses a menor de 5 anos. As ações foram desenvolvidas entre Outubro e Novembro de 2023 na ESF Jenipapo no município de Igreja Nova-AL. No primeiro momento foi realizada reuniões organizativas com as técnicas de Enfermagem e Agentes Comunitários de saúde para identificar as demandas e carências da população em relação ao conhecimento sobre a vacinação e em seguida feita uma capacitação sobre a temática da vacinação e acolhimento vacinal. O segundo momento foram realizadas buscas bibliográficas sobre o tema, selecionando e lendo artigos sobre a vacinação no período pandêmico da COVID-19, políticas de vacinação no Brasil, hesitação vacinal, entre outros temas. Em seguida, definiu-se que seriam realizadas duas ações sobre o tema, uma presencial a ser executada na Unidade Básica de Saúde e a outra usando as mídias sociais. Assim, o terceiro momento foi marcado por uma roda de conversa com as mães das crianças da faixa etária recomendada para conscientização sobre a temática, para isso, alguns materiais de apoio como vídeos relacionados a produção e segurança da vacina, um cartaz sobre o cartão vacinal atualizado e depoimentos de mães foram utilizados e ao final da reunião as mães foram convidadas a repensar sobre este momento e trazer seus filhos ao posto de saúde para vacinação contra COVID-19. O quinto e último ato desta ação culminou com a vinda significativa das crianças ao posto no dia programado para vacinação.
Discussão
Com o advento da pandemia pelo novo coronavírus e o anúncio da criação da vacina contra a COVID-19, a hesitação vacinal mostrou-se presente em populações de distintos países, independentemente de fatores sociais, políticos ou econômicos (SUCCI, 2018). Diante desse contexto, reconheceu a necessidade da educação permanente em saúde e da educação em saúde tendo como público tanto os profissionais de saúde como população.
Conclusão
Essa ação gerou um impacto significativo na aceitação da vacinação NA ESF e foi por meio da educação em saúde que foi possível orientar a população, baseadas em evidências científicas, combatendo a desinformação e a divulgação de informações falsas.
Palavras Chave
Educação em Saúde; saúde pública; Vacinas contra COVID-19
Área
Imunizações
Instituições
PREFEITURA DE IGREJA NOVA - Alagoas - Brasil
Autores
DANIGLAYSE SANTOS VIEIRA SANTOS VIEIRA