Dados do Trabalho
Título
HUBCRIE: PROJETO DE AMPLIAÇAO E QUALIFICAÇAO DO ACESSO A IMUNOBIOLOGICOS ESPECIAIS NA ATENÇAO PRIMARIA
Introdução
Os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) são unidades públicas que disponibilizam vacinas e imunoglobulinas voltados para grupos populacionais específicos, que necessitam de uma proteção adicional em função de sua condição de saúde-doença. Apesar dos imunobiológicos especiais estarem disponíveis nos CRIE, o baixo conhecimento dos profissionais da atenção primária acerca do seu funcionamento, fluxos e indicações representa um desafio importante para que grupos vulneráveis da população alcancem boa cobertura vacinal contra doenças potencialmente graves. Ações educativas estruturadas que tenham como público-alvo estes profissionais é fundamental para reduzir este problema.
Material e Método
Em 2022, foi criado o Projeto HubCRIE – Projeto de Qualificação do Acesso a Imunobiológicos Especiais na Atenção Primária, resultado de uma parceria entre o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) E SANOFI. O curso de ensino à distância tutorado tem como proposta apoiar municípios brasileiros na ampliação do acesso a imunobiológicos especiais por meio da qualificação da atenção primária. Entre os anos de 2023 e 2024 doze municípios foram apoiados pelo projeto: Belo Horizonte (BH), Petrolina (PE), Floriano (PI), Porto Velho (RO), Pau dos Ferros (RN), São Luís (MA), Macapá (AM), Sobral (CE), São José (SC), Salvador (BA), Campina Grande (PA) e Vitória (ES).
Resultados
Mais de 800 alunos se inscreveram no curso tutorado e a previsão é de que este número chegue próximo de mil. Mais de 400 alunos já concluíram o curso e mais de 5 mil profissionais foram impactados indiretamente com o projeto. Dos muitos impactos positivos do curso, se destaca um aumento de mais de 130% de solicitações de imunobiológicos especiais oriundos da Atenção Primária, na média dos municípios apoiados de acordo com informações enviadas pelas secretarias de saúde. Em Belo Horizonte, as solicitações passaram de 106 para 200, em Petrolina foi de 26 para 73, em Porto Velho foi de 100 para 180, em Floriano foi de 5 para 36, em Pau dos Ferros foi de 14 para 38 por mês, e Sobral foi de 7 para 13 por mês e Salvador foi de 68 para 165.
Discussão e Conclusões
A qualificação dos profissionais da atenção primária pelo projeto resultou em um aumento médio de mais de 130% nos encaminhamentos, espera-se que iniciativas de busca ativa de usuários, idealizadas a partir da atividade final do curso, sejam ampliadas, aumentando o impacto da ação educacional.
Palavras Chave
Atenção Primária; Imunobiológicos especiais; Qualificação do Acesso
Área
Imunizações
Instituições
IPADS - São Paulo - Brasil
Autores
ANA PAULA ANDREOTTI PEGORARO, CAMILA NASCIMENTO BENVENUTTO, TATIANNE MARCIA PERDIGÃO DE CARVALHO, THIAGO LAVRAS TRAPÉ, ALESSANDRO ALDRIN PINHEIRO CHAGAS