Dados do Trabalho


Título

SUPERVISAO NAS SALAS DE VACINAS DOS SERVIÇOS PUBLICOS DE CURITIBA NO ANO DE 2023 E SUA CONTRIBUIÇAO NA MELHORIA DOS INDICADORES DA COBERTURA VACINAL

Introdução

A avaliação dos serviços de saúde de forma contínua e programada visa buscar elementos que permitam realizar um diagnóstico da rede local, programar e definir estratégias para intervenção. O sucesso na tomada de decisões e melhoria na qualidade dos serviços prestados em sala de vacina, reflete em incremento de doses aplicadas melhorando os indicadores de cobertura vacinal. Através das visitas, podemos realizar um diagnóstico local e direcionar plano de ação mais assertivo, que consiga atender à necessidade do trabalhador, do serviço e da população. Estar próximo dos serviços de vacinação, vivenciando os processos de trabalho, destacando suas principais fraquezas e fortalezas, enriquece e norteia ao gestor os cuidados essenciais com a cadeia de frio, desde sua estruturação local, logística, sistema de informação, capacitações e educação em serviços e combate a desinformação.

Material e Método

A supervisão é integrada entre vigilância em saúde e atenção primária. A visita programada não está condicionada a comunicação prévia. Aplica-se um roteiro, tipo check list, elaborado conforme critérios definidos em legislação, adaptados e padronizados pelo município, contemplando e incrementando informações relevantes à realidade dos estabelecimentos e saúde municipal. O momento da visita inloco propicia que a equipe da atenção primária possa realizar uma reflexão dos processos que está executando, e quanto isso pode influenciar todo um território, a saúde de sua população e a cobertura vacinal local e municipal. Além disso, é um rico momento para oportunizar ao profissional a segurança e fortalecimento das informações que permeiam a sala de vacinas, tornando-se um agende ativo e formador de opinião naquela comunidade onde atua.

Resultados

Em 2023 foram realizadas 130 supervisões. foi possível identificar e corrigir processos de trabalho que impactavam nos indicadores municipais, como barreiras de acesso, desinformação profissional, dificuldades em sistema informação, deficiências no processo de vacinação segura, alta rotatividade, profissionais recém-formados, dificuldade em gerenciar informações quando dos desabastecimentos de insumos, elevada ansiedade profissional, capacidade técnica ineficiente dentre outros.

Discussão e Conclusões

Faz-se necessário ações integradas, com aproximação e monitoramento dos serviços de vacinação. As equipes precisam manter-se motivadas, informadas e instrumentalizadas com processos bem definidos e seguros, evitando assim o retrabalho. Também destaca-se os registros adequados e oportunos.

Palavras Chave

Monitoramento

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria Municipal da Saúde - Paraná - Brasil

Autores

DÉBORA CRISTINA DE LIMA CARLET, ANA PAULA CARDOSO PIMENTA BORCHARDT, ANDREIA PEREIRA MARTINS SPILLER, GLAUCIA HARUMI MARUO KANABUSHI, REANTO ROCHA DA CRUZ