Dados do Trabalho


Título

ALFABETIZAÇAO VACINAL EM UMA COMUNIDADE ACADEMICA DO RECONCAVO DA BAHIA: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A alfabetização vacinal caracteriza-se como uma técnica eficaz, considerando tratar-se de um processo de trocar informações sobre vacinas, construir comunicação e aumentar o engajamento das pessoas sobre vacinas (BADUA et al., 2022). As vacinas são fundamentais para a prevenção e controle de muitas doenças transmissíveis, salvam milhões de vidas todos os anos e, portanto, sustentam a segurança sanitária global (WHO, 2024). Entretanto, ainda há uma proporção significativa de acadêmicos da área de saúde com esquema vacinal incompleto, o que indica a necessidade de conscientização e incentivo à vacinação entre essa população (BORBA; ALEGRANCI, 2023)

Descrição do caso

A atividade foi realizada duas vezes, em 2022 e 2024, no evento denominado “Reecôncavo Saúde”, no Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no município de Santo Antônio de Jesus/BA. Foi realizada uma dinâmica no formato sala de espera, com foco no calendário vacinal do adulto. Fixamos um mural de metal contendo as seguintes informações: nome da vacina, proteção contra qual doença e número de doses. Assim, a tarefa dos participantes era preencher as lacunas com os imãs etiquetados com o nome da doença e o número de doses, devendo ser preenchido no tempo de 2 minutos. Os vencedores ganhavam uma guloseima como brinde, um feedback dos acertos e erros de acordo com as normativas vigentes do ministério da saúde. Essa atividade funcionou como sala de espera e depois, o participante seguia para sala de vacinação, onde estavam sendo ofertadas vacinas contra Covid-19 e Influenza. A partir da execução da oficina, foi identificado que a comunidade acadêmica tinha dúvidas de algumas vacinas presentes no calendário vacinal do adulto, principalmente no que se refere às vacinas de rotina, como a Difteria e Tétano (dT), Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral.

Discussão

A dinâmica foi uma ferramenta útil para estimular o aprendizado, sensibilização acerca da importância das vacinas de forma individual e coletiva, além da atualização do esquema vacinal. A utilização de jogos interativos proporciona um aprendizado mais lúdico através da troca de experiências

Conclusão

A experiência possibilitou promover alfabetização vacinal e sensibilização da comunidade acadêmica do CCS-UFRB para a importância da vacinação. Além de favorecer multiplicadores de conhecimento e a consciência ética da vacinação dos trabalhadores da saúde ainda na formação acadêmica.

Palavras Chave

alfabetização vacina; educação; doenças preveníveis;

Área

Imunizações

Instituições

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

SUELLEN BITTENCOURT DA SILVA, FERNANDA DE OLIVEIRA SOUZA, DEISY VITAL DE MELO