Dados do Trabalho


Título

GRUPOS DE CONEXAO FORTALECEDORA: UM ESPAÇO DE TROCA DE EXPERIENCIAS EXITOSAS NA IMUNIZAÇAO

Introdução

O Vacina Mais Paraíba (VMP) foi lançado em 2022 e conta com 18 apoiadores institucionais para atuarem no suporte das ações de imunização nas 12 Gerências Regionais de Saúde (GRS) da Paraíba. O projeto busca investir na comunicação acerca da importância da vacinação e estabelecimento de parcerias interinstitucionais. Nessa perspectiva, criaram-se os Grupos de Conexão Fortalecedora (GCF), a fim de favorecer espaços de troca de experiências bem-sucedidas e fortalecer os laços entre atores importantes no cenário da imunização. O objetivo do estudo foi descrever a criação dos GCF para o aprimoramento das ações de imunização na Paraíba.

Descrição do caso

Os GCF foram estabelecidos nas 12 GRS, com reuniões mensais, conta com a participação dos apoiadores institucionais, coordenadores de imunização municipais de sua respectiva GRS, coordenadores regionais de imunização, representante da imunização estadual e representante do COSEMS. Os encontros acontecem desde março de 2024 e têm como objetivo o fortalecimento do vínculo entre Estado e os Municípios; promoção dos espaços para a troca de experiências exitosas; discussão das ações a serem implementadas pelos municípios; e, fortalecimento das ações de imunização nos comitês municipais. Na preparação para o encontro dos GCF, o apoiador e o coordenador regional planejam um roteiro que crie um ambiente acolhedor e produtivo, por meio de dinâmica integrativa, a fim de que os participantes se conheçam melhor e estabeleçam laços; há espaço para compartilhar experiências e discutir desafios enfrentados pelos membros; e, são repassadas informações e atualizações no âmbito da imunização, eventos futuros e oportunidades de engajamento

Discussão

O VMP foi um divisor de águas para a imunização paraibana, através do fortalecimento do vínculo e confiança entre Estado-Municípios para o desenvolvimento das atividades-chave de imunização, que são realizadas de forma horizontalizada, com responsabilidades compartilhadas e por meio de uma rede de apoio ampla.

Conclusão

Estimula-se ainda a promoção de espaços para discussões e feedback com a equipe, o que contribui para a tomada de decisões e reforça o compromisso com a saúde pública. Além do aperfeiçoamento do processo de trabalho dos profissionais envolvidos com as ações de imunização, contribui com a principal finalidade do projeto, que é o alcance de coberturas vacinais adequadas e uma população livre de doenças imunopreveníveis.

Palavras Chave

Grupos de conexão; Imunização; Processo de Trabalho; comunicação; Troca de experiências

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba - Paraíba - Brasil

Autores

MÁRCIA MAYARA QUEIROGA DIAS FERNANDES, SAEMMY GRASIELY ESTRELA DE ALBUQUERQUE, ÉRIKA LEITE DA SILVA CARDOSO MARQUES, KARLA JANAINA DE MELLO MEDEIROS SANTOS , MILENA VITORINO DE SOUZA VASCONCELOS, RENATA VALÉRIA NÓBREGA, TALITA TAVARES ALVES DE ALMEIDA, TALITHA EMANUELLE BARBOSA GALDINO DE LIRA