Dados do Trabalho
Título
IMPLEMENTAÇAO DO MICROPLANEJAMENTO COM AVAQ NO MUNICIPIO DE CURITIBA
Introdução
Com o intuito de melhorar o cenário de queda das coberturas vacinais, no ano de 2023, o município capacitou as equipes locais para implementação do Microplanejamento (MP) com Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ). Método de trabalho que permite desenvolver, de forma ordenada e sistemática, a programação, a organização, a coordenação, a execução e a avaliação das estratégias de vacinação no território, tanto intramuro quanto extramuro. Trabalhando com a realidade de cada localidade, vão sendo cumpridas as etapas de análise da situação de saúde, planejamento/programação, Seguimento/Supervisão e avaliação/Monitoramento. Curitiba participou com profissionais da Atenção Primária à Saúde e Vigilância Epidemiológica, os quais foram responsáveis pela capacitação dos demais profissionais.
Material e Método
O processo de replicação em cascata das informações propiciou agilidade na execução das atividades. A mobilização de todas as equipes, com o olhar voltado para seu território, estimulou que o processo de trabalho fosse implementado mais rapidamente. Da mesma forma que o nível de gestão, as US's realizaram avaliação da realidade do seu território e dos recursos disponíveis para o desenvolvimento das ações, propondo um plano de ação local.
Resultados
Foram capacitados os gestores e profissionais das US's, totalizando 380 profissionais capacitados. Promovemos o evento, Saúde em Paula, um diálogo da secretária de saúde com 299 profissionais de saúde, promovendo mobilização e fortalecimento da importância da participação de todos. Foram intensificadas ações de educação em saúde, articulação e parcerias, comunicação efetiva, vacinação inloco, monitoramento de faltosos, avaliação do sistema de informação, qualificação de cadastros, revisão dos dados de vacinados e integração da informação com a plataforma nacional. Somadas às divulgações da campanha de multivacinação e dia D, as equipes executaram as ações elencadas no plano de ação, monitorando e reavaliando as estratégias propostas.
Discussão e Conclusões
No processo de desenvolvimento e construção da metodologia, foi possível evidenciar equipes informadas, esclarecidas, empoderadas, motivadas, conhecedoras do seu território e suas necessidades. O olhar individualizado para as necessidades locais trouxe para as equipes a autonomia e poder de decisão, acontecendo de forma coordenada, com parcerias e mobilização social. Planejar, organizar e escrever os planos de ação, trás visibilidade a toda as atividades que executamos e percebe-se o valor do nosso trabalho.
Palavras Chave
microplanejamento
Área
Imunizações
Instituições
Secretaria Municipal de Saúde - Paraná - Brasil
Autores
DÉBORA CRISTINA DE LIMA CARLET, ALINE CECILIA PIZZOLATO, FLAVIA CELENE QUADROS, DEISI TORTELLI, ANDREIA PEREIRA MARTINS SPILLER