Dados do Trabalho
Título
O RESGATE DO PAPEL DO AGENTE COMUNITARIO DE SAUDE COMO UMA ESTRATEGIA PRIORITARIA DAS AÇOES DE MICROPLANEJAMENTO DAS CAMPANHAS DE VACINAÇAO DO MUNICIPIO DO RECIFE - PE.
Introdução
O Município do Recife, assim como grande parte dos municípios brasileiros, passa por inúmeras dificuldades para alcançar as coberturas vacinais preconizadas pelo Ministério da Saúde, para o controle e erradicação de doenças imunopreveníveis. A desinformação da população, as notícias falsas sobre a eficácia e segurança da vacina, e as dificuldades do processo de trabalho dos territórios, são alguns fatores importantes que precisam ser enfrentados.
Descrição do caso
Durante a organização do processo de microplanejamento para as atividades de vacinação de alta qualidade, Recife adotou como uma das estratégias prioritárias, o resgate do papel do Agente Comunitário de Saúde - ACS, como elo fundamental na busca ativa das crianças. Os profissionais realizaram busca ativa documentada através de formulário (google forms) de todas as crianças menores de 1 ano, nas semanas que antecederam a realização do dia D do Município, para analisar se o cartão da criança estaria atualizado, e caso identificado durante as visitas a necessidade de realizar vacinação, os profissionais encaminhavam para a sala de vacina no mesmo dia e orientavam pais e responsáveis, sobre as estratégias disponíveis. A estratégia também foi desenvolvida nas ações realizadas no ano de 2024.
Discussão
Foram realizadas 3.174 visitas domiciliares em residências com crianças menores de 1 ano de idade, para avaliar a caderneta de vacinação, cerca de 600 ACS participaram da estratégia, com registro de 2.539 crianças menores de 1 ano de idade visitados, das quais, 392 estavam com o cartão desatualizado e encaminhadas para atualização vacinal, com atualização de 372 cartões de vacina. Em 2024, a estratégia também foi utilizada para a busca ativa de crianças e adolescentes entre 10 à 14 anos para vacinação contra a Dengue e durante a campanha de vacinação contra a Poliomielite para busca ativa de crianças de 01 a menores de 05 anos. Foram registradas 13.790 visitas de busca ativas de crianças de 01 a menores de 05 para campanha contra a Poliomielite e Adolescentes de 10 a 14 anos para vacinação contra a Dengue, residentes em áreas cobertas por Agentes Comunitários de Saúde.
Conclusão
As estratégias de vacinação, quando bem sucedidas, só são possíveis devido ao intenso trabalho e esforço dos profissionais que atuam no apoio nas diversas ações e estratégias propostas. O trabalho realizado também possibilitou o resgate, estímulo e fortalecimento do papel do ACS para ampliação das coberturas vacinais no município do Recife - PE.
Palavras Chave
busca-ativa; cobertura vacinal; Agentes Comunitários de Saúde; microplanejamento
Área
Imunizações
Instituições
PNI Recife - Pernambuco - Brasil
Autores
SANDREANY SILVA ALVES LIMA, NÁDIA FERREIRA CARNEIRO NACSIMENTO, AMANDA RODRIGUES LIMA SANTOS, TAYNÁ SILVA BRITO, DAIANA OLIVEIRA SANTOS, MARIA MADALENA SANTOS FRANÇA, JACQUELINE ARAUJO GOMES, ELIZABETH AZOUBEL