Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA INDICAÇAO DA VACINA HERPES ZOSTER RECOMBINANTE POR ESPECIALIDADE MEDICA, NOS PRIMEIRO E SEGUNDO ANOS APOS DISPONIBILIZAÇAO NO BRASIL, EM UMA CLINICA PRIVADA DE VACINAS EM LONDRINA, PARANA, BRASIL.

Introdução

O Herpes Zoster (HZ) é causado pela reativação do vírus Varicela zoster. O Centro de Controle e Prevenção de Doença dos Estados Unidos afirma que uma a cada 03 pessoas desenvolverão HZ em algum momento da vida. O sintoma mais característico é a dor provocada pelas lesões cutâneas, seguindo os trajetos dos nervos. Em junho de 2022 foi lançada no Brasil a vacina herpes zoster recombinante (Shingrix, GSK) para adultos acima de 50 anos de idade e para adultos em situações de risco para HZ, disponível em clínicas privadas. O objetivo primário deste estudo foi avaliar, imediatamente após o lançamento da vacina HZ recombinante, as especialidades médicas que encaminharam para imunização nos primeiro e segundo anos, numa clínica privada.

Material e Método

Foram coletados os dados de todas as doses aplicadas da Shingrix nos períodos de julho de 2022 a junho de 2023 (denominado período 1) e de julho de 2023 a junho de 2024 (denominado período 2), na Vigilância em Saúde da Coordenação de Imunização do Programa Nacional de Imunização, na cidade de Londrina, Paraná, Brasil e da Clínica de Vacinas da Unimed da mesma cidade, no mesmo período. Na clínica, a pessoa vacinada referiu o médico que encaminhou, e assim, com o cadastro da especialidade do mesmo, foi possível analisar quais especialidades que mais encaminharam a vacinação de HZ.

Resultados

Resultados: No período 1, foram aplicadas nesta clínica privada 757 doses da Shingrix, das 815 doses de Londrina, representando 92% das aplicações. Já no período 2, foram aplicadas 1594 das 2168 doses total da cidade (73%). As especialidades que indicaram foram (veja tabela 1):
Especialidade Per 1 Per2
Pneumologia 34 28
Cardiologia 16 23
Infectologia 16 13
Ginecologia 13 27
Reumatologia 10 19
Endocrinologia 10 7
Geriatria 6 12

Discussão e Conclusões

No segundo ano de disponibilização da vacina Shingrix, o número total de doses aplicadas foi maior do que no primeiro ano, possivelmente por mais indicação médica e talvez por procura direta dos pacientes. O fato desta vacina ser inativada, uma maior população pode ser beneficiada, como pacientes imunossuprimidos. E estudos demonstram que mesmo com a imunossenescência, a efetividade permanece alta após 11 anos de acompanhamento, portanto, mais médicos podem indicar a vacina e mais pacientes idosos podem imunizar-se, por busca ativa. E as especialidades que mais aplicaram a vacina HZ recombinante, neste período em Londrina, foram pneumologia, cardiologia, infectologia e ginecologia.

Palavras Chave

vacina herpes zoster recombinante; especialidade médica

Área

Imunizações

Instituições

Instituto Respirar de Londrina - Paraná - Brasil

Autores

JANNE STELLA TAKAHARA, ZENAIDE LEÃO, RAQUEL BEME, CLAUDIA HAGGI FAVERO