Dados do Trabalho


Título

A CAMPANHA DE VACINAÇAO CONTRA A COVID-19 NO MUNICIPIO DE NITEROI: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A vacinação é uma ação estratégica que possibilita a prevenção, o controle, à eliminação e a erradicação das doenças imunopreveníveis. Dessa forma, a vacinação também foi uma estratégia capaz de evitar milhões de óbitos no mundo e permitir uma retomada completa das atividades econômicas durante a pandemia de Covid-19 que desestabilizou o mundo em 2020.
No início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, no Brasil, não havia disponibilidade no mercado mundial de doses suficientes de imunizantes contra Covid-19 para toda população vacinável tendo que os estados e municípios operacionalizassem a campanha conforme suas realidades locais.
Por isso, esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, na cidade de Niterói, localizada na região Metropolitana II do estado do Rio de Janeiro.

Descrição do caso

A vacinação no município de Niterói é coordenada pelo Programa Municipal de Imunização da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVIG). A Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19 iniciou-se em janeiro de 2021 e considerando que a Estratégia de Vacinação contra a Covid-19 segue vigente em todo território nacional, a descrição das experiências desse trabalho se baseia aos processos e estratégias adotadas no ano de 2021 e 2022.

Discussão

Foi elaborado um plano estratégico baseado no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (MS) que ao longo campanha algumas definições contidas no plano precisaram ser ajustadas, e reuniões de capacitação foram realizadas e informes foram construídos, desejando sempre acompanhar as deliberações do MS e da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ).
Inicialmente, a vacinação se deu a partir de grupos prioritários e com intuito de vacinar o maior número de pessoas e evitar aglomerações foram organizados 04 postos volantes, incluindo a modalidade de drive-thur. Para facilitar e agilizar a vacinação foi implementado o aplicativo COLAB, no qual a população conseguia realizar agendamento.
Durante toda a campanha os dados de vacinação foram monitorados a fim de alcançar altas coberturas vacinais e se repensar as estratégias.

Conclusão

A Campanha de Vacinação contra a COVID-19 modificou alguns fluxos e estratégias da vacinação, necessitando de muita logística e acompanhamento integral de suas ações e desdobramentos. Até o momento apresentou-se como um dos maiores desafios, estando em primeiro plano nas estratégias e demandando grande atenção de seus profissionais.

Palavras Chave

vacinação; Campanhas; COVID-19

Área

Imunizações

Instituições

Coordenação de Vigilância em Saúde de Niterói - FMS Niterói - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

JÉSSICA ARAUJO MUNIZ, CARMEN REGINA COLONESE, JULIANA MARTINS DE ALMEIDA, LEDA MARIA DE CASTRO, ELIZABETH CONTI, ANA LÚCIA FONTES EPPINGHAUS