Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DA VACINAÇAO E ADESAO DA SEGUNDA DOSE DA VACINA HERPES ZOSTER RECOMBINANTE NOS PRIMEIRO E SEGUNDO ANOS APOS DISPONIBILIZAÇAO NO BRASIL, EM LONDRINA, PARANA, BRASIL.
Introdução
O Herpes Zoster (HZ) é causado pela reativação do vírus Varicela zoster. A partir dos 50 anos, quando se inicia um declínio do sistema imunológico, o vírus tende a se manifestar. O Centro de Controle e Prevenção de Doença dos Estados Unidos afirma que uma a cada 03 pessoas desenvolverão HZ em algum momento da vida. O sintoma mais característico é a dor provocada pelas lesões cutâneas, seguindo os trajetos dos nervos. Em junho de 2022 foi lançada no Brasil a vacina herpes zoster recombinante (Shingrix) para adultos acima de 50 anos de idade e para adultos em situações de risco para HZ, disponível em clínicas privadas. O esquema de vacinação primária consiste em duas doses, uma dose seguida de uma segunda 2 meses depois. O objetivo primário deste estudo foi avaliar o número total de doses aplicadas, e se a segunda dose foi realizada, completando o esquema vacinal, no primeiro e no segundo anos após o lançamento da vacina HZ recombinante.
Material e Método
Foram coletados os dados de todas as doses aplicadas da Shingrix sabendo se primeira ou segunda dose da vacina, nos períodos de julho de 2022 a junho de 2023 (denominado período 1) e julho de 2023 a junho de 2024 (denominado período 2), na Vigilância em Saúde da Coordenação de Imunização do Programa Nacional de Imunização, na cidade de Londrina, Paraná, Brasil.
Resultados
No período 1, foram aplicadas 815 doses da Shingrix, sendo 556 primeira dose e 259 segunda dose. Já no período 2, foram aplicadas 2168 doses, 1193 primeira dose e 975 segunda dose, na cidade de Londrina.
Discussão e Conclusões
No segundo ano de disponibilização da vacina Shingrix, o número total de doses aplicadas foi maior do que no primeiro ano, não sabemos se por mais indicação médica ou procura direta dos pacientes. No período 1, a segunda dose não foi aplicada na mesma proporção da primeira dose, apenas 46% das doses aplicadas, mesmo considerando os 2 meses de entre doses, entretanto, não sabemos se foram aplicadas após 2 meses como recomendado e a imunização ficaria comprometida. No período 2, 44,97% das doses aplicadas foram segunda dose, demonstrando uma aderência ao esquema vacinal. Concluimos que no período 2, houve um crescimento de 133% no número de doses aplicadas e que a aderência a segunda dose foi maior, completando o esquema vacinal.
Palavras Chave
herpes zoster; vacina herpes zoster recombinante
Área
Imunizações
Instituições
Instituto Respirar de Londrina - Paraná - Brasil
Autores
JANNE STELLA TAKAHARA, ZENAIDE LEÃO, RAQUEL BEME, CLAUDIA HAGGI FAVERO