Dados do Trabalho


Título

ANALISE DOS IMUNOBIOLOGICOS RELACIONADOS AOS EVENTOS SUPOSTAMENTE ATRIBUIVEIS A VACINAÇAO OU IMUNIZAÇAO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Introdução

Os eventos supostamente atribuíveis a vacinação ou imunização (ESAVI) são quaisquer ocorrências médicas indesejadas temporalmente associadas à vacinação ou imunização, nem sempre possuem uma relação causal com o uso de uma vacina ou outro imunobiológico (imunoglobulinas e soros heterólogos). Pode ser um evento indesejável ou não intencional. Esses eventos podem estar relacionados à composição da vacina, à técnica usada em sua administração, aos próprios indivíduos vacinados, sendo a predisposição genética individual um importante fator no desenvolvimento de algumas desordens. Esses eventos devem ser todos notificados no Sistema de Notificação ESUS Notifica, para avaliação e monitoramento. O objetivo deste estudo é analisar a quantidade e os tipos de imunobiológicos encontrados nas notificações de ESAVI no estado do Rio Grande do Norte.

Material e Método

A metodologia escolhida para a realização desta pesquisa baseou-se em um estudo de caráter descritivo, com abordagem quali-quantitativa, onde foi utilizado o banco de dados do ESUS Notifica para acesso dos eventos adversos pós vacinação desde o dia 01 de janeiro de 2021 até o dia 11 de agosto de 2024, data em que foi realizada a análise do banco de dados. Optou-se por analisar os dados referentes ao nome dos imunobiológicos encontrados em cada notificação de ESAVI, afim de que seja possível analisar quais os imunobiológicos que mais estão presentes nas notificações de ESAVI neste território

Resultados

Os resultados dessa avaliação nos permite identificar o total de 1888 registros de notificações de ESAVI neste período. Em algumas notificações existe mais de um imunobiológico notificado, visto a existência da possibilidade do indivíduo receber mais de um imunobiológico no mesmo dia. Dentre esses registros, encontramos a vacina do COVID presente no maior número de notificações (84,21%). Em seguida temos a vacina da Difteria e Tétano (dt) em segundo lugar (7,3%). E a vacina da DTP (difteria, tétano e pertussis) em terceiro lugar, presente em 7,25% das notificações.

Discussão e Conclusões

O grande número relacionado as notificações e a vacina de COVID se deu devido ao fato de no período de introdução desta vacina ser necessário a notificação de todo e qualquer sintoma que surgisse após a sua administração. Além disso, a análise nos permite o conhecimento de informações que serão utilizadas para a elaboração de estratégias relacionadas a vigilância dos eventos adversos relacionados à imunização no Estado do Rio Grande do Norte.

Palavras Chave

Imunização; ESAVI; Vacina

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

KATIUCIA ROSELI SILVA DE CARVALHO