Dados do Trabalho
Título
IMUNIZAÇAO - VACINA SIM: RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE A CAPACITAÇAO DE PROFISSIONAIS DE SAUDE
Introdução
A vacinação é uma das intervenções mais custo-efetivas e seguras, e propiciam tanto a proteção individual como a imunidade coletiva. O Programa Nacional de Imunizações (PNI), manteve por anos, elevadas coberturas vacinais pelo caráter universal e gratuito do Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, inúmeras adversidades levaram à redução dessas coberturas vacinais. As fake news e movimentos antivacinas impactaram a sociedade de tal forma que a procura pelas vacinas sofreu uma queda significativa nos últimos anos. Além disso, a falta de informação sobre a temática por parte dos profissionais da saúde corroborou com o atual cenário das baixas coberturas vacinais. Portanto, vê-se a necessidade de capacitação para profissionais de saúde focada na temática, com finalidade de combater as notícias falsas e falhas na execução.
Descrição do caso
Este relato tem o objetivo descrever a experiência referente às atividades desenvolvidas pela extensão universitária, relacionada a capacitação das equipes de saúde, por meio de curso a distância, durante o projeto ‘’Imunização: Vacina Sim!’’. Trata-se de um relato de experiência descritivo sobre o curso na modalidade semipresencial para profissionais de saúde do Estado do Espírito Santo, no período de Julho a Outubro de 2023, com carga horária de 40 horas. No total as 3 turmas do curso, contaram com 401 inscritos, sendo 65 na turma 1, 87 na turma 2 e 249 na turma 3. As turmas contaram com 80% de representatividade pelos profissionais de saúde das unidades de saúde do município de Vitória, sendo as demais participações de profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, empresas privadas, indústria e instituições de ensino superior e técnico na área da saúde.
Discussão
O projeto contribuiu para uma maior compreensão sobre a temática e fortalecimento a mudança nos processos de trabalhos locais. Foi observado alguns entraves na permanência dos cursistas como: dificuldades de acessos às tecnologias da comunicação e informação, escassez de tempo para desenvolver atividades do curso e falta de envolvimento ativo dos alunos na resolução das atividades; mas se mostrou uma estratégia eficaz para capacitação dos profissionais.
Conclusão
Diante dos resultados obtidos, o projeto culminou em experiências positivas, como a importância de investir em capacitações por meio de curso à distância para profissionais de saúde, essenciais para o conhecimento relacionado a ensino-aprendizagem e imunização, fortalecendo práticas profissionais.
Palavras Chave
Imunização; Educação em Saúde; Tecnologia da Informação
Área
Imunizações
Instituições
Universidade Federal do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil
Autores
MICHELE GARCIA BOLSONI NASCIMENTO, TATIANE COMERIO, CILIA ZUCOLOTTI, CHARLLA DE JESUZ MEDEIROS, ANELISA DE OLIVEIRA MORAIS, ADRIANA ILHA DA SILVA, JESSICA CRISTINA SILVA DELCARRO, CAROLINA MARTINS MAIA SALES