Dados do Trabalho
Título
SISTEMA DE AVALIAÇAO E LIBERAÇAO DE IMUNOBIOLOGICOS ESPECIAIS (SIALIE): UMA EXPERIENCIA DO CRIE DE SANTA CATARINA
Introdução
O estado de Santa Catarina conta com apenas um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) físico, localizado na capital Florianópolis. Este, funciona com a porta aberta administrando vacinas indicadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI) sendo estas, especiais ou rotina. Tratando-se de vacinais especiais, para suprir a necessidade dos 295 municípios adscritos em seu território, no ano de 2016 foi criado o sistema Vigilantos, módulo Sistema de Avaliação e Liberação de Imunobiológicos Especiais (SIALIE), que funciona como CRIE virtual ofertando vacinas especiais para toda a população alvo do estado. O objetivo deste trabalho é apresentar como ocorre o acesso as vacinas especiais no estado de Santa Catarina a partir da utilização do sistema.
Material e Método
O sistema Vigilantos- Módulo SIALIE, foi desenvolvido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) do estado de Santa Catarina como forma de ampliar o acesso as vacinas especiais e sistematizar a avaliação das indicações de uso, aprazamento de doses e distribuição das mesmas em seu território. O sistema SIALIE apresenta 05 abas (paciente, requisitante, solicitante, imunobiológicos e contra referência). Após a inserção da solicitação médica dos imunobiológicos no sistema, é permitido ao profissional avaliador, liberar a vacina de acordo com a sua indicação clínica. Uma vez realizado o aprazamento das doses no sistema virtual, este permite a geração de um relatório de doses pela Rede de Frio Estadual, que fará a distribuição das doses conforme requisição de cada município.
Resultados
Por meio do sistema SIALIE, os imunobiológicos especiais solicitados no estado de Santa Catarina vão diretamente para os municípios requisitantes, nominalmente ao paciente, que receberá as vacinas no centro de saúde de sua escolha.
Discussão e Conclusões
O sistema SIALIE proporciona maior acesso à população, aos imunobiológicos do CRIE mesmo que virtualmente. Também, permite avaliação adequada das indicações de uso destes, segurança na sua utilização, maior comodidade para o paciente, pois ele pode estar recebendo as vacinas em uma unidade mais próxima de sua residência, o que proporciona o fortalecimento do vínculo, trazendo confiança e promovendo a saúde da população. Podemos concluir que por meio do sistema virtual do CRIE, os imunobiológicos especiais podem alcançar maior número da população elegível, prevenir doenças e aumentar as coberturas vacinas.
Palavras Chave
Imunobiológicos especiais; CRIE; sistemas de informação em saúde
Área
Imunizações
Instituições
DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DO ESTADO DE SANTA CATARINA - Santa Catarina - Brasil
Autores
VIRGÍNIA APARECIDA FARIA SOUSA, LILIAM CRISTIANA JÚLIO