Dados do Trabalho
Título
CRIE VIRTUAL: ANALISE DOS PACIENTES QUE BUSCAM ATENDIMENTO NOS CENTROS DE REFERENCIA PARA IMUNOBIOLOGICOS ESPECIAIS VIRTUALMENTE EM MINAS GERAIS, BRASIL.
Introdução
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é considerado uma política pública eficiente, reconhecida internacionalmente, fortalecida por seguir os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, cabe destacar o serviço dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) constituídos por uma infraestrutura e logística específica, destinada para atendimento de pessoas portadoras doenças crônicas e imunossuprimidos. A Secretária Estadual de Saúde do estado de Minas Gerais implementou a estratégia do CRIE- VIRTUAL visando facilitar o acesso dos pacientes e reduzir o tempo de espera pelos imunobiológicos especiais. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar o perfil de solicitações de imunobiológicos especiais analisados virtualmente no estado de Minas Gerais, no período de 2022 a julho de 2024.
Material e Método
Estudo epidemiológico, de abordagem quantitativa, com dados de solicitações de imunobiológicos especiais disponíveis no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do estado de Minas Gerais, Brasil. Projeto aprovado pelo comitê de ética: CAAE: 78079324.2.0000.5149.
Resultados
Foram analisados 9.990 dados do período de setembro de 2022 a julho de 2024, sendo 771 solicitações no ano de 2022; 5.723 em 2023 e 3.496 no ano de 2024. Dentre as macrorregionais de maior encaminhamento, destacaram-se as macros Sul (24,08%) e Vale do Aço (13,61%). As Unidade Regionais de Saúde (URS) que mais realizaram encaminhamentos foram as de Coronel Fabriciano e Ponte Nova, responsáveis por 13,99% e 12,47%, respectivamente, dos registros. Das solicitações avaliadas, houve a prescrição de imunobiológico em 89,87% dos casos. Dentre os imunobiológicos mais indicados destaca-se a Pneumocócica 23, com 7.758 liberações, seguido de Haemophilus influenzae tipo B e Hepatite A, com 4.467 e 4.262 atendimentos respectivamente.
Discussão e Conclusões
A descentralização dos CRIE, ampla divulgação do serviço e a adesão dos profissionais e usuários, foram fatores que influenciaram para o aumento significativos dos atendimentos virtuais de solicitações de imunobiológicos especiais. A vacina Pneumocócica 23 é o imunobiológico que comtempla todas as indicações recomendadas no manual do CRIE-2023 / PNI. Observou-se o impacto do CRIE VIRTUAL para o serviço público, diante das milhares de solicitações de imunobiológicos especiais. Diante disso, reforça-se a importância de investir no formulário eletrônico do CRIE, proporcionando melhoria do serviço e facilitar o acesso dos pacientes portadores de doenças crônicas.
Palavras Chave
Imunização; Imunobiológicos especiais; doenças crônicas
Área
Imunizações
Instituições
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Enfermagem (EEUFMG), Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação (OPESV) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES-MG) - Minas Gerais - Brasil
Autores
NATATIA SANTANA CARVALHO, THAIS MOREIRA OLIVEIRA , CASSIA ADRIANA LUCCI ARRIEIRO , ROSANGELA APARECIDA DE AZEVEDO, MARCELA LENCINE FERRAZ , THALES PHILIPE RODRIGUES DA SILVA, EDUARDO CAMPOS PROSDOCIMI, FERNANDA PENIDO MATOZINHOS