Dados do Trabalho
Título
ANALISE DA DISTRIBUIÇAO/APLICAÇAO DA VACINA HEXA ACELULAR NO ESTADO DE SANTA CATARINA DE 2021 A 2024
Introdução
Com o intuito de diminuir o número de injeções em um mesmo momento, reduzir a dor e o estresse nos bebês e nas crianças no primeiro ano de vida, em 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) introduziu a vacina Penta acelular (contra difteria, tétano, pertussis acelular, inativada contra a poliomielite (VIP) e Haemophilus influenzae b e a vacina pertussis acelular combinada (Vacina hexa acelular- contra difteria, tétano, pertussis acelular, inativada contra a poliomielite, Haemophilus influenzae tipo b e Hepatite B recombinante) em substituição à vacina DTPa nos CRIE. Atualmente, tais vacinas são ofertadas via CRIE, dentro dos critérios de indicações para o seu recebimento, conforme descrito no Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais.
Material e Método
Trata-se de um estudo descritivo do tipo retrospectivo, referente ao número de doses distribuídas/aplicadas especificamente da vacina Hexa acelular no estado de Santa Catarina, a partir de 2021 (ano do início de distribuição da vacina pelo Programa Nacional de Imunização (PNI)), até o primeiro semestre de 2024.
Resultados
O estado de Santa Catarina possui apenas um CRIE físico localizado na capital. Para os demais municípios, a vacina hexa acelular é disponibilizada por meio de um sistema virtual próprio. Assim, uma vez que atendem aos critérios de indicação de acordo com o Manual do CRIE, a distribuição/aplicação do número de doses da vacina hexa acelular apresentou-se numa crescente no período estudado onde, no ano de 2021, foram distribuídas/aplicadas 681 doses; no ano de 2022, 2.030 doses; em 2023, 3.564 doses e, até o primeiro semestre de 2024 foram aplicadas 2.160 doses, o que totalizou 8.435 doses distribuídas/aplicadas em todo estado de Santa Catarina. O crescente no número de doses aplicadas demonstra que ao logo do período estudado mais crianças foram beneficiadas com a vacina.
Discussão e Conclusões
A Vacina Hexa acelular protege contra seis tipos de doenças, sendo considerada um imunizante eficaz e seguro, importante para garantir a saúde do bebê. Assim, conclui-se que, no que se refere as indicações da vacina Hexa acelular, a ampliação desta pode beneficiar mais crianças, não somente pelo menor número de injeções aplicadas no primeiro ano de vida, mas também, entre outros aspectos, diminuir a hesitação vacinal e aumentar a adesão ao esquema de vacinação.
Palavras Chave
CRIE; Indicações CRIE; vacinação; Vacina Hexa acelular
Área
Imunizações
Instituições
DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA - Santa Catarina - Brasil
Autores
VIRGÍNIA APARECIDA FARIA SOUSA, LILIAM CRISTIANA JÚLIO, SÔNIA MARIA FARIA, LILIAN GREYCI AMORIM, ROSINEI MARCOS, SANDRA SUELI CORDOVIL FERREIRA, ANA PAULA PITROWISKI BERTUOL