Dados do Trabalho
Título
ANALISE DA COBERTURA VACINAL CONTRA HEPATITE B NO BRASIL ENTRE 2014 E 2023
Introdução
A ampliação da oferta da imunização tem colaborado para a diminuição da infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) nos últimos anos. O Brasil, um país com acentuada desigualdade social, é classificado como um país de baixa endemicidade para o HBV. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) que foi desenvolvido com o objetivo de promover ampla cobertura vacinal em todo o país, estabeleceu uma meta de cobertura vacinal a ser alcançada contra este agravo de 90%. Contudo, apesar do reconhecido sucesso do PNI, a adesão à vacinação no Brasil ainda é um desafio. O presente estudo objetivou analisar a cobertura da vacina contra hepatite B no Brasil no período entre 2014 e 2023.
Material e Método
Estudo ecológico, com dados provenientes do TABNET, disponíveis no Departamento de Informação e Informática do SUS (DATASUS). Foram elencadas as variáveis ‘Cobertura vacinal’; ‘Ano’ (2014-2023); ‘Imunobiológico’ (Hepatite B); ‘Região Residência’ (Brasil). Os dados foram apresentados por meio de estatística descritiva e analisados com o auxílio do programa Microsoft Excel.
Resultados
Entre os anos de 2014 e 2016, a cobertura vacinal de Hepatite B no país era superior a meta estabelecida pelo PNI (90%), alcançando, respectivamente, 96,42%, 97,74% e 105,19%. A partir do ano de 2017 até 2023, foi verificado uma diminuição das taxas de cobertura vacinal contra este agravo no país, observando-se valores inferiores a 90%. Entretanto, entre os anos de 2021 e 2023, a taxa de cobertura vacinal contra a hepatite B aumentou progressivamente, passando de 71,53% para 84,67%.
Discussão e Conclusões
Os resultados evidenciam uma queda acentuada na cobertura vacinal contra Hepatite B no território nacional. Apesar da recuperação parcial nos anos recentes, o cenário geral ainda aponta para desafios significativos, uma vez que os valores permanecem abaixo da meta estabelecida para vacinação no Brasil. Dessa forma, torna-se necessário o desenvolvimento de estratégias e ações específicas que possam contribuir para melhorar a adesão da população ao calendário vacinal e reduzir a morbimortalidade associada à Hepatite B.
Palavras Chave
Programas de Imunização; vacinação; cobertura vacinal; Vacinas contra Hepatite B; Hepatite B
Área
Imunizações
Instituições
FACULDADE DE MEDICINA DE OLINDA - Pernambuco - Brasil
Autores
JOAO PEDRO BRUNO DOS SANTOS, SARAH MARIA LUCENA TELES CRUZ, GISLAINE SIMOES PORTELA BARROS, JOYCE FRUTUOSO MONTEIRO LIPPO TURMINA, NELCICLEA VASCONCELOS GOMES DA SILVA, BEATRIZ BERNARDO RAMOS LUCAS, MARIA GEOVANNA LEITE RODRIGUES, CAROLLINE DE ARAUJO MARIZ