Dados do Trabalho
Título
INTEGRASUS: USO DE FERRAMENTA DIGITAL PARA VIGILANCIA DAS COBERTURAS VACINAIS INFANTIS DO ESTADO DO CEARA
Introdução
A partir do Programa de Modernização da Gestão da Saúde do Estado do Ceará, a Secretaria da Saúde (SESA/CE) criou em 2020 a plataforma IntegraSUS, com mais de 20 painéis de monitoramento e gerenciamento dos indicadores epidemiológico, hospitalar, ambulatorial, administrativo, financeiro e de planejamento da gestão pública da saúde, considerando o cenário estadual, regional e municipal. Portanto, esse estudo objetivou apresentar um painel digital das Coberturas Vacinais (CV) infantis nos municípios do estado do Ceará para direcionar estratégias que melhorem o desempenho do Programa Estadual de Imunização.
Material e Método
A experiência apresenta a elaboração, implementação e utilização de um painel de vigilância das CV nos 184 municípios do estado do Ceará. Com acesso de domínio público e atendendo a missão de transparência dos dados para a sociedade e órgãos de controle, o painel de vacinação possibilita o monitoramento das CV dos 15 imunobiológicos/dose do esquema para crianças menores de dois anos de idade.
Resultados
Com alertas de baixa procura pela vacinação e a necessidade de elaborar estratégias direcionadas para a retomada das CV, a implementação de um painel específico para vacinação permitiu a análise do cenário da vacinação. Os dados das vacinas são disponibilizados por meio de série histórica, referentes aos anos de 2020 a 2023, possibilitando a análise comparativa dos resultados entre os meses e períodos, sendo eficaz no monitoramento e planejamento das diversas estratégias de vacinação. O painel oferece ainda a tabulação dos dados, por meio de gráficos, tabelas e mapas, podendo apresentar resultados consolidados de todo o estado, por Superintendência de Saúde, Área Descentralizada e/ou município, permitindo a apresentação do cenário de vacinação na região analisada de maneira rápida, oportuna e eficaz, simplificando e facilitando a análise dos dados.
Discussão e Conclusões
Cabe aos gestores discutir com a sociedade sobre as conquistas alcançadas e sua responsabilidade na manutenção das coberturas vacinais, evitando-se a reintrodução de doenças preveníveis por vacinas, no sentido de zelar pela saúde e bem estar da população. Nesse sentido, a transparência dos dados sobre o cenário da vacinação é fundamental para subsidiar o planejamento das ações, direcionar as prioridades e realizar a avaliação dos serviços de vacinação, visando a retomada das coberturas vacinais.
Palavras Chave
Vigilância em Saúde; ferramenta digital; cobertura vacinal
Área
Imunizações
Instituições
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO - Ceará - Brasil
Autores
ANA DEBORA ASSIS MOURA, ANA KARINE BORGES CARNEIRO, IARA HOLANDA NUNES, ANTÔNIO SILVA LIMA NETO, EDGAR GOMES MARQUES SAMPAIO, MARCOS AURELIO SOUSA SILVA, SURAMA VALENA ELARRAT CANTO, ELAINE CRISTINA SILVA ALVES