Dados do Trabalho
Título
VACINAÇAO COVID-19 EM MENORES DE 5 ANOS: EVENTOS SUPOSTAMENTE ATRIBUIVEIS A VACINAÇAO OU IMUNIZAÇAO NO CEARA, 2024
Introdução
A vacinação segura é um dos componentes prioritários do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e mais do que nunca uma preocupação mundial, sendo um fator determinante para o sucesso ou fracasso dos programas de imunização. Todas as vacinas ofertadas pelo PNI são seguras, porém, como qualquer outro medicamento, podem causar eventos adversos. Evento supostamente atribuível à vacinação ou imunização (ESAVI) é qualquer ocorrência clínica indesejável temporalmente associada ao uso da vacina, não possuindo necessariamente uma relação causal com o uso de um vacina ou outro imunobiológico e por isso, a sua ocorrência deve ser imediatamente notificada, investigada e esclarecida. Este trabalho tem como objetivo identificar os ESAVI relacionados à vacinas Pfizer em crianças menores de 5 anos, no período de 01/01/2024 a 30/06/2024.
Material e Método
Estudo descritivo das notificações de ESAVI registradas no sistema de informação e-SUS notifica – Módulo ESAVI, no período entre 01/01/2024 (data em que a vacina Covid-19 entrou como rotina no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a 4 anos, 11meses e 29 dias) e 30/06/2024. Os dados foram coletados em julho de 2024, na Coordenadoria de Imunização - SESA/CE. As variáveis estudadas foram o número de notificações por município notificante, faixa etária, a classificação de gravidade; os ESAVI mais frequentes e a classificação de causalidade.
Resultados
Foram aplicadas 96.882 doses da vacina Pfizer < 5 anos. Registradas por 18 (10%) municípios, 24 notificações de ESAVI (20 ESAVI e 4 Erros de Imunização), de 6m- 1 ano, 17 notificações e de 2-4 anos, 7 registros, todos encerrados como não graves. Os ESAVI mais frequentes foram urticária, prurido, febre, edema, rubor, vômito, diarréia, angioedema, exantema, convulsão. Em relação à causalidade, 14 notificações foram classificadas como reações relacionadas ao produto (A1), 4 como inconsistente/coincidente (C) e 1 como inclassificável (D).
Discussão e Conclusões
Os ESAVI verificados no estudo, corroboram com os dados relacionados à segurança da vacina Pfizer para crianças menores de 5 anos descritos em documentos do Ministério da Saúde. Os dados apesar de incipientes, devido ao pouco tempo de incorporação da vacina ao calendário nacional, possuem contribuição importante no aumento da confiabilidade na segurança das vacinas e por conseguinte na melhoria das coberturas vacinais e na proteção da população.
Palavras Chave
vacinação; Sistema de Informação; COVID-19
Área
Imunizações
Instituições
Secretaria da Saúde do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
ELAINE CRISTINA DA SILVA ALVES, SURAMA VALENA ELARRAT CANTO, ANA DÉBORA ASSIS MOURA, ANA KARINE BORGES CARNEIRO, IARA HOLANDA NUNES, ANA BEATRIZ MOURA DE OLIVEIRA, MARIA MAYARA DE AGUIAR SALES