Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇAO DOS EVENTOS SUPOSTAMENTE ATRIBUIDOS A VACINAÇAO E IMUNIZAÇAO (ESAVI) NO ESTADO DA BAHIA

Introdução

Os Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação e Imunização referem-se a quaisquer ocorrências médicas indesejáveis após a vacinação, não possuindo necessariamente uma relação causal com o uso da vacina ou outro imunobiológico. Esses eventos são monitorados rigorosamente para garantir a segurança dos programas de imunização. A vigilância e o monitoramento de ESAVI são essenciais para garantir a segurança das vacinas, aumentar a confiança pública e aprimorar os programas de imunização. No Brasil, o Sistema de Vigilância de ESAVI desempenha um papel crucial na identificação e análise desses eventos, promovendo a saúde pública e a segurança vacinal. Isso posto, este estudo busca caracterizar os ESAVI notificados no estado da Bahia, mediante a identificação da classificação de gravidade e erros de imunização, além de examinar sua distribuição por faixa etária e sexo.

Material e Método

Estudo descritivo, de corte transversal e abordagem quantitativa, baseado em dados secundários obtidos do e-SUS Notifica, sistema oficial de notificações.

Resultados

No período analisado, foram notificados 1652 ESAVI no estado da BA. 63,07% dos municípios notificaram casos, enquanto 36,93% permaneceram silenciosos. A categoria predominante foi a de eventos não-graves, com 56,4%, seguida por erros de imunização (35,8%).A faixa etária com maior frequência foi a de < 1 ano, com 27,8% da amostra, seguida pela faixa de 1 a <5 anos, com 21,7%. A análise revelou um maior acometimento de indivíduos do sexo feminino, 56,4% da amostra. A maioria dos indivíduos pertenciam à raça parda, 57,3%.

Discussão e Conclusões

A análise dos dados revelou que a maioria das notificações se deu na faixa etária < 1 ano, o que pode ser reflexo da maior exposição à quantidade de vacinas ofertadas nessa fase da vida, bem como sugerir uma maior vulnerabilidade desta faixa etária a esses eventos. Quanto à classificação, houve uma alta taxa de eventos de baixa gravidade dentro da amostra e uma proporção significativa de erros de imunização. A baixa taxa de eventos graves é um indicativo positivo sobre a segurança e a eficácia dos processos envolvidos, mas os erros de imunização devem ser abordados com seriedade para minimizar possíveis riscos à saúde. A identificação de municípios silenciosos sugere a necessidade de fortalecer o sistema de vigilância de ESAVI, a fim de verificar se a falta de reporte se deu pela ausência de eventos ou se há subnotificação. As informações encontradas subsidiam a implementação de estratégias de melhorias na vigilância de ESAVI.

Palavras Chave

ESAVI; eventos adversos; notificação; Imunização

Área

Imunizações

Instituições

SESAB - Bahia - Brasil

Autores

ANTONIO RAINÉRIO CARNEIRO RIOS JÚNIOR, GLEICIELLE APARECIDA DE OLIVEIRA ANDRADE, IONAH MICHELI BARRETO SOUZA, JULIANA SANTOS