Dados do Trabalho
Título
GESTAO DAS EXCURSOES DE TEMPERATURA DOS IMUNOBIOLOGICOS EM SANTA CATARINA: UMA ANALISE DE DADOS ATRAVES DO SISTEMA PROPRIO - SINETI
Introdução
O Sistema de Informação de Notificação de Exposição de Temperatura Inadequada (SINETI) foi desenvolvido no ano de 2020 pelo Estado de Santa Catarina com o objetivo de facilitar a rápida e precisa notificação de excursões de temperatura dos imunobiológicos. Este sistema permite que municípios e Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVE) comuniquem incidentes diretamente à Central Estadual de Rede de Frio. A avaliação dessas notificações é conduzida em conformidade com os documentos técnicos emitidos pelo Ministério da Saúde, garantindo a qualidade e segurança dos imunobiológicos. O SINETI também permite análises detalhadas dos desvios de qualidade por meio dos relatórios gerados.
O trabalho visa apresentar uma análise das notificações de excursão de temperaturas e os principais motivos.
Material e Método
A metodologia utilizada foi baseada em um estudo retrospectivo de dados coletados pelo SINETI, no período de 2020 a 2023, no Estado de Santa Catarina, através de uma análise quantitativa.
Resultados
Com base nos dados fornecidos pelo SINETI, as notificações com desvio de qualidade relacionadas à excursão de temperatura no período de 2020 a 2023, somaram 1075 notificações, deste total de notificações 47,3% tiveram imunobiológicos fora das especificações de qualidade, com orientação de descarte.
No período estudado, observou-se um aumento significativo no número de notificações de excursão, com um crescimento progressivo em 2021 e 2022, podendo estar relacionado com a introdução da vacina contra COVID-19 em 2021, onde tivemos um incremento significativo de doses distribuídas.
As principais causas das excursões de temperatura incluíram falhas no equipamento, falta de energia elétrica, desligamento do disjuntor, esquecimento na caixa térmica ou bancada, falhas no transporte, entre outros. A falha no equipamento foi o motivo mais frequente, destacando a importância da manutenção adequada dos equipamentos na rede de frio.
A análise dos equipamentos utilizados mostrou que as câmaras de refrigeração foram responsáveis pela maioria das ocorrências, seguidas por geladeiras e caixa térmica.
Discussão e Conclusões
Este trabalho ressalta a importância crítica da gestão da cadeia de frio para garantir a qualidade e segurança dos imunobiológicos.
As falhas identificadas nos equipamentos e na infraestrutura destacam áreas para melhorias na manutenção preventiva e no treinamento de pessoal.
Compreender as causas das excursões de temperatura permite implementar medidas corretivas e preventivas adequadas.
Palavras Chave
Excursão de temperatura; Cadeia de Frio;
Área
Imunizações
Instituições
Secretaria de Estado da Saúde - Santa Catarina - Brasil
Autores
DANIELA APARECIDA MARQUES, JOSIANE DA COSTA VIEIRA, JESSICAMILA DOS SANTOS DOS SANTOS PAIS IGLESIAS