Dados do Trabalho


Título

CERTIFICA VACINA RIO: PROJETO DE QUALIFICAÇAO DAS SALAS DE VACINAÇAO DA ATENÇAO PRIMARIA EM SAUDE, MUNICIPIO DO RJ/2023

Introdução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSRIO) elaborou plano para recuperação das coberturas vacinais, conceituado como PLANO VACINA RIO, com linhas de atuação para estratégias que fortaleçam o Programa de Imunizações, favoreçam a adesão à vacinação e o acesso para vacinação, incrementando coberturas vacinais, para o controle de doenças imunopreveníveis. Uma das linhas foi a de supervisão técnica nas salas de vacinação com realização do projeto CERTIFICA VACINA RIO, como parte do Planejamento da Vigilância em Saúde. Por meio de visitas técnicas com roteiro estruturado, houve avaliação de critérios sobre qualidade do serviço de vacinação, fomentando a qualidade e a vacinação segura.

Material e Método

Relato de experiência, tendo como ferramenta a supervisão técnica, no período de 17 de outubro a 23 de novembro de 2023, com profissionais avaliadoras previamente definidos. O roteiro continha:levantamento de documentos, identidade do serviço de vacinação, processos de trabalho, parâmetros da sala de vacinação, rede de frio, boas práticas, com 50 quesitos avaliados. O projeto contou com as etapas: 1 - levantamento documental, etapa 2 -visita técnica, com agendamento e instrumento estruturado, etapa 3 - apuração de dados, consolidação dos resultados e definição do score. Para certificação, a sala de vacinação deveria cumprir, ao menos, 70% dos quesitos. A avaliação foi composta por supervisão direta, com intervenção contínua, promoção de recomendações, monitoramento dos processos, diagnóstico situacional, avaliação e validação de estratégias implementadas.

Resultados

Foram realizadas 114 visitas técnicas em 57 dias, com 100% das unidades de saúde participantes certificadas, por terem alcançado notas finais entre 7,0 a 10,0 pontos. Os gestores e unidades visitadas receberam relatório técnico da Coordenação do Programa de Imunizações com diagnóstico situacional e recomendações, visando a melhoria contínua dos processos da sala de vacinação e direcionamento de ações.

Discussão e Conclusões

Foram divulgadas as unidades certificadas com qualidade em imunização e resgate de coberturas vacinais na Atenção primária em 2023, impulsionando o conceito de qualidade em serviços de vacinação, sendo realizada cerimônia de certificação das 114 salas de vacinação, onde concluiu-se a primeira etapa do projeto. Concluímos que monitoramento contínuo, avaliação de processos, diagnóstico e plano de intervenção contribuem com a qualidade das ações de vacinação e com a vacinação segura.

Palavras Chave

vacinação segura; certificação; Boas Práticas de Imunização

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria Municipal de Saúde Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

RENATTA THAYANE COSTA REZENDE, MARIANA FEITAS DE JESUS NASCIMENTO, NADJA GREFFE, GISLANI MATEUS OLIVEIRA AGUILAR, ELISABETH RODRIGUES DE OLIVEIRA, ELEN LUCIA PEDROSO DE SA BORGES, MARCIA PAIXAO DE OLIVEIRA CASTRO, SILVANA HOLANDA NERES