Dados do Trabalho


Título

TREINANDO QUEM TREINA: PROJETO DE QUALIFICAÇAO DAS EQUIPES DE IMUNIZAÇAO, EXPERIENCIA DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO 2023

Introdução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSRIO) elaborou um plano para recuperação das coberturas vacinais básicas, com linhas de atuação para estratégias que contribuam com o fortalecimento do Programa de Imunizações, favoreçam a adesão à vacinação e o acesso para vacinação, incrementando coberturas vacinais, para o controle de doenças imunopreveníveis. Uma das linhas de atuação foi de qualificação profissional, denominado Qualifica Vacina Rio, com o projeto Treinando quem Treina, para formação de multiplicadores que promovessem capacitação aos trabalhadores da rede de vacinação municipal, com metodologia e conteúdos padronizados, abordados no curso avançado.

Material e Método

Formar profissionais de referência em Imunização, nos conteúdos avançados; definir rede de multiplicadores para qualificação dos trabalhadores da rede de vacinação; uniformizar os procedimentos em Imunização. Das etapas: definição dos profissionais com perfil para multiplicadores nas Áreas de planejamento (AP) da SMSRIO, realização do curso de formação com 30 horas, de 16 a 18 de maio de 2023, com participação da Saúde Escolar, Atenção primária prisional, Saúde da Criança e Adolescente e outros. Realizada em módulos: bases imunológicas, história do Programa Nacional de Imunização, estratégias de vacinação, calendários de vacinação e indicações, boas práticas, prática de aplicação ventroglútea, rede de frio e logística, vigilância de eventos pós-vacinação. Houve encontros regionais, pelos multiplicadores, para qualificar os trabalhadores da Imunização/SMSRIO, em junho e julho de 2023, com 20 horas e abordagem dos conteúdos técnicos. Em fase última, avaliação do projeto pelos multiplicadores para planejamento, como seguimento ao Qualifica Vacina Rio.

Resultados

Foram formados 30 multiplicadores, cumprindo 100% do previsto. Realizados 20 encontros regionais, com alcance de 1126 profissionais qualificados, das 238 salas de vacinação, perfazendo média de 4,6 profissionais por sala de vacinação. Este resultado demonstra a amplitude do projeto, no período de 02 meses de trabalho, cumpridos oportunamente.

Discussão e Conclusões

O projeto Treinando quem Treina foi exitoso pois promoveu padronização dos conteúdos e processos, formação de multiplicadores e estes com alcance de um número expressivo de trabalhadores de imunização qualificados. Concluímos que o investimento na qualificação, voltada às boas práticas e vacinação segura, fomentam alinhamento técnico, promovem qualidade e segurança para uma imunização adequada.

Palavras Chave

Imunização; qualificação profissional; Boas Práticas de Imunização; vacinação segura

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria Municipal de Saúde Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

MARIANA FREITAS JESUS NASCIMENTO, NADJA GREFFE, GISLANI MATEUS OLIVEIRA AGUILAR, RENATTA THAYANE COSTA REZENDE, ELISABETH RODRIGUES OLIVEIRA, ELEN LÚCIA PEDROSO SÁ BORGES, MÁRCIA PAIXÃO OLIVEIRA CASTRO, SILVANA HOLANDA NERES