Dados do Trabalho


Título

ONIBUS DA VACINA: ESTRATEGIA PARA A DIMINUIÇAO DAS BARREIRAS DE VACINAÇAO ANO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA - PR

Introdução

Criado em 1973, o Programa Nacional de Imunização (PNI) representa um marco histórico na saúde pública do Brasil. Sendo essencial para a erradicação e diminuição da incidência de diversas doenças infectocontagiosas, e responsável pela imunização de todos os cidadãos. Uma das conquistas mais evidentes pela estruturação desta política pública foi a redução da mortalidade infantil. Dentre as principais barreiras de acesso à vacinação, a indisponibilidade do imunobiológico nas salas de vacina é um dos problemas mais recorrentes relatados pelos usuários do Sistema Único de Saúde. Dentre as principais barreiras de acesso à vacinação, a indisponibilidade do imunobiológico nas salas de vacina é um dos problemas mais recorrentes relatados pelos usuários do Sistema Único de Saúde

Descrição do caso

O município de Ponta Grossa-PR conta com uma população de 358.367 habitantes (IBGE,2022), onde o acesso à vacinação se dá através das 25 salas de vacina localizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) selecionadas estrategicamente conforme a densidade populacional e localização. Três destas contam com um horário estendido, das 9h às 21h para atender as demandas principalmente da classe trabalhadora, enfrentando assim uma das barreiras de acesso. Dentre as estratégias adotadas pelo município para o aumento dos Índices de Cobertura Vacinal (ICV) está o projeto denominado “Ônibus da vacina” coordenado pelo Centro Municipal de Imunização.
Durante o período de dois anos foram realizadas 384 ações em 131 locais distintos, com um total de 182.322 mil doses aplicadas. Do início de suas atividades até março de 2023 observou-se um menor fluxo de vacinação e baixa aderência, cenário modificado a partir de abril de 2023, que disponibilizou a vacina COVID-19 bivalente para toda população acima de 18 anos sendo responsável pelo maior número de doses bivalente aplicadas no município, totalizando 17.001 doses aplicadas do total de 60.000 no município.

Discussão

O projeto “Ônibus da Vacina”, realizado no município de Ponta Grossa, surgiu como uma proposta para enfrentamento das barreiras de acesso aos serviços de imunização, possibilitando o fortalecimento do setor da imunização e obtendo resultados positivos durante seu primeiro ano de atuação.

Conclusão

O Ônibus da vacina como unidade móvel viabiliza maior acessibilidade à população; segundo FERREIRA et al. (2017) a criatividade é fator essencial para contornar as dificuldades enfrentadas para o alcance de uma boa cobertura vacinal.

Palavras Chave

Vacinação Extramuro

Área

Imunizações

Instituições

Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa - Paraná - Brasil

Autores

STELA DE SOUZA GODOY, MONICA KLOSTER, SIMONE PATRICIA BARROS