Dados do Trabalho
Título
ASSOCIAÇAO ENTRE FATORES CONTEXTUAIS E COBERTURA DA VACINA MENINGOCOCICA ACWY DE ADOLESCENTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS, BRASIL: REGRESSOES ESPACIAIS
Introdução
A vacinação é uma das grandes conquistas da saúde pública e é uma ação prioritária, efetiva e estratégica da atenção primária à saúde (APS). Em 2020, o Programa Nacional de Imunizações – PNI - incorporou para os adolescentes de 11 a 12 anos, a vacina contra o meningococo ACWY como dose de reforço. Atingir as metas de cobertura vacinal, entre os adolescentes, é um desafio, pois vários motivos podem justificar a baixa cobertura vacinal entre esse grupo populacional. Assim, este estudo objetivou identificar a associação entre fatores socioeconômicos e do ambiente social com as taxas de cobertura da vacina MenACWY entre adolescentes no estado de Minas Gerais, Brasil.
Material e Método
Trata-se de um estudo ecológico, com dados disponibilizados pelo Sistema de Informações do PNI (SI-PNI), sobre a vacina MenACWY, de 2020 a 2022. A vacina MenACWY, variável dependente deste estudo, foi introduzida no PNI em 2020 para adolescentes entre a faixa etária de 11–12 anos e, no ano de 2022, ampliada para 11 a 14 anos. Como variáveis independentes foram adotadas as variáveis sociodemográficas, denominado Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS). Inicialmente, foi aplicada a regressão linear multivariada e para o processo de modelagem, e foi adotado o método Backward, além de considerar-se os critérios teóricos. Devido à utilização de dados de livre acesso, não foi necessária a submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa, conforme Resolução 466/2012.
Resultados
No ano de 2021, o estado apresentou a maior cobertura vacinal (60,58%) desde a introdução da vacina Menacwy pelo PNI. No ano de 2020, a cobertura vacinal da vacina MenACWY aumentou proporcional ao aumento do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) – Saúde e segurança. No ano de 2021, associação semelhante foi observada em relação à proporção da população atendida pela Estratégia Saúde da Família, com o aumento da cobertura vacinal da vacina MenACWY e em relação ao gasto per capita com atividades de educação que, à medida que esse indicador aumentava, também aumentava a cobertura dessa vacina.
Discussão e Conclusões
Este estudo tem caráter inovador, pois avança na perspectiva de analisar dados ainda não completamente explorados sobre a vacinação, a saúde de adolescentes e o ambiente social. A identificação de associações de fatores do ambiente social reforça a interseccionalidade dos condicionantes que atuam na determinação social do processo saúde-doença-cuidado.
Palavras Chave
Meningite meningocócica; Doenças imunopreveníveis; Adolescentes; epidemiologia; ambiente social
Área
Imunizações
Instituições
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil
Autores
JOSIANNE DIAS GUSMAO, FERNANDA PENIDO MATOZINHOS, THALES PHILIPE RODRIGUE DA SILVA, ADRIANA COELHO SOARES, GILMAR JOSÉ COELHO RODRIGUES, MARIA EDUARDA VIANA OLIVEIRA , CAMILLA STEPHANE OLIVEIRA SILVA, ELICE ELIANE NOBRE RIBEIRO