Dados do Trabalho


Título

IMUNIZAR PARA VIVER COM QUALIDADE DE VIDA: UM PRESENTE PARA A TERCEIRA IDADE

Introdução

A população idosa é especialmente vulnerável a doenças infecciosas, devido ao envelhecimento do sistema imunológico. Por isso, a vacinação é essencial para proteger esse grupo. A saúde é o passaporte para cada indivíduo aproveitar cada momento de sua vida. A vacinação pode adicionar anos à vida. Essa simples ação, muitas vezes negligenciada, é capaz de prevenir doenças que podem levar a complicações sérias e até mesmo à morte. A cada ano, milhares de idosos são hospitalizados devido a doenças que poderiam ser prevenidas pela vacinação. Pneumonia, gripe e outras infecções graves são um risco real para essa população. A vacinação, uma aliada poderosa da saúde, oferece essa proteção, prevenindo doenças graves e prolongando a qualidade de vida. A importância do tema está em melhorar a cobertura vacinal para idosos, reduzindo doenças imunopreveníveis. Optou-se por focar na vacinação de idosos devido à sua relevância na promoção da saúde e prevenção de doenças. A escolha do tema justifica-se pela sua importância, pois o aumento da vacinação entre os idosos melhora as políticas de vacinação, ajuda a alcançar metas e diminui os prejuízos da não imunização, o que resulta na redução da mortalidade e número de doenças imunopreveníveis, aumentando a longevidade e a qualidade de vida dos idosos.

Descrição do caso

Foi realizada uma revisão rápida da literatura para avaliar na teoria a importância da vacinação em idosos, incluindo estudos últimos 03 anos, utilizando bases SciELO. Não foi necessária aprovação de Comitê de Ética, por se tratar de um relato de caso. Para otimizar a cobertura vacinal do município do município de Morro do Pilar – MG, foi instituído, em julho de 2023, um Plano Municipal de Imunização que contempla diversas estratégias com o objetivo de aumentar a adesão às vacinas em todas as faixas etárias.

Discussão

Entre as ações implementadas, destacam-se a capacitação dos profissionais de saúde para melhorar os índices de vacinação e a apresentação de dados epidemiológicos locais. Foram intensificadas as visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde para atualizar os cartões de vacina. Pacientes com dificuldade de locomoção receberam visitas domiciliares para atualização vacinal. Idosos com comorbidades e ou acamados receberam a vacina pneumocócica 23 solicitada ao CRIE.

Conclusão

A vacinação é a melhor forma de prevenir doenças e garantir uma longevidade mais plena e ativa. Ao imunizar os idosos, protegemos os mais vulneráveis e construímos uma sociedade mais saudável e sustentável.

Palavras Chave

Vacinação na terceira idade; idosos; doenças infecciosas

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria Municipal de Saúde de Morro do Pilar - Minas Gerais - Brasil

Autores

FERNANDO FERREIRA ROSA, FERNANDO FERREIRA ROSA, GRASCILENE APARECIDA DE SOUZA, GRASCILENE APARECIDA DE SOUZA