Dados do Trabalho
Título
CORRIDA PELA VACINAÇAO: AÇAO DE INCENTIVO E RECONHECIMENTO AOS PROFISSIONAIS DE SAUDE NA CAMPANHA CONTRA INFLUENZA 2024
Introdução
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e possui alta transmissibilidade. Desde 1999, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) realiza anualmente uma campanha de vacinação contra a influenza, visando reduzir internações, complicações e óbitos. No Sul do Brasil, em 2024, a campanha aconteceu de março a maio. Nesse cenário, a equipe técnica de imunização da Região de Saúde do extremo sul catarinense realizou, entre os seus municípios , uma ação intitulada "Corrida pela Vacinação". O objetivo era estimular a vacinação e valorizar os profissionais mais atuantes durante a campanha, com a premiação realizada em em uma reunião da Comissão Intergestora Regional de Secretários de Saúde do Extremo Sul Catarinense para os três municípios com as melhores coberturas vacinais.
Material e Método
Estudo descritivo que avalia os resultados da campanha "Corrida pela Vacinação", implementada pelos técnicos de imunização da região do extremo sul catarinense. A proposta foi apresentada durante a campanha de influenza/2024 aos secretários de saúde e coordenadores de epidemiologia dos 15 municípios pertencentes à região, que ao todo, contava com uma população alvo de 93.613 pessoas. Durante uma reunião, foram detalhadas as estratégias de monitoramento, busca dos não vacinados e avaliação para a premiação, incluindo a entrega de um encarte com orientações. Os dados foram informados e avaliados semanalmente, permitindo que os municípios desenvolvessem estratégias de busca ativa, como visitas casa a casa, reuniões com grupos de idosos e pacientes crônicos, e visitas em escolas; análise de dados e mudanças de estratégias. A cobertura vacinal foi calculada dividindo o número de doses aplicadas pela população alvo e multiplicando o resultado por 100
Resultados
Foram aplicadas 33.293 doses, considerando doses únicas e segundas doses com cobertura vacinal de 35,56%.Os municípios com melhores resultados foram Morro Grande com 71,91%,São João do Sul com 61,59% e Ermo com 61,59%,seguidos por Maracajá 55,75%,Meleiro 54,39%,Praia Grande 53,16%,Balneário Arroio do Silva 51,98%,Balneário Gaivota 46,77%,Sombrio 44,98%,Santa Rosa do Sul 44,86%,Jacinto Machado 42,96%, Araranguá 40,95%,Turvo 38,37%,Timbé do Sul 37,61% e Passo de Torres 36,17%.
Discussão e Conclusões
Durante a ação, observou-se que os profissionais se sentiram motivados a intensificar suas atividades de vacinação devido à campanha e à premiação.
Palavras Chave
Prevenção; Vacina; cobertura vacinal; Influenza;
Área
Imunizações
Instituições
UNIDADE DESCENTRALIZADA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLOGICA - Santa Catarina - Brasil
Autores
BARBARA CRISTIANO MONTEIRO, JESSICA ANGELA FREITAS OLIVEIRA, CHAIANE NATIVIDADE DE SOUZA, ARIELI SCHIESSL FIALHO, JOÃO AUGUSTO BRANCHER FUCK