Dados do Trabalho


Título

CENÁRIO DA COBERTURA VACINAL NA REGIÃO DE SAÚDE DE JEQUIE/BAHIA

Introdução

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), formulado em 1973 por determinação do Ministério da Saúde, tem como objetivos o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis, tendo em vista seu papel no planejamento e organização das ações de vacinação no país (BRASIL, 2014). Ao longo do tempo, a atuação do PNI alcançou consideráveis avanços ao consolidar a estratégia de vacinação nacional. Contudo, para que a proteção individual e coletiva seja alcançada existem metas mínimas de coberturas vacinais a serem alcançadas. Desta forma, objetivo deste trabalho é apresentar, mediante análise dos dados de cobertura e homogeneidade vacinal, o cenário da cobertura vacinal dos municípios que compõem a Região de Saúde de Jequié, pertencente à Macrorregião Sul de Saúde do estado da Bahia.

Material e Método

Estudo descritivo, de corte transversal e abordagem quantitativa. Para tal, utilizaram-se dados obtidos nos sites de Informações de Saúde do Ministério da Saúde, disponíveis no Tabnet/DATASUS e no SEIDIGI/DEMAS. Foram avaliados os dados de cobertura vacinal, no período de 2020 a 2023, dos 26 municípios que compõem a Região de Saúde de Jequié, para 9 vacinas do Calendário Básico de vacinação da criança com idade ≤ a 1 ano.

Resultados

Durante o período analisado, observou-se que a Região de saúde de Jequié apresentou cobertura vacinal abaixo da meta estabelecida pelo PNI para quase todos os imunobiológicos avaliados. Nos anos de 2020 e 2021 nenhuma cobertura foi atingida. Em média, apenas no ano de 2022 uma vacina (BCG) alcançou a meta estabelecida e em 2023 apenas as vacinas BCG e Tríplice Viral (D1). Comparativamente aos dados do estado da Bahia, a região acompanhou a tendência dos índices de cobertura vacinal. Em relação à homogeneidade das coberturas vacinais, considerando o ano de 2023, a região obteve uma taxa de homogeneidade de 11,11% — valor abaixo do estabelecido pelo PNI.

Discussão e Conclusões

O estudo revelou que a Região de Saúde de Jequié apresentou índices de coberturas vacinais abaixo da meta estabelecida para quase todas as vacinas analisadas e que não houve homogeneidade da cobertura vacinal na região, o que evidencia a existência de bolsões de suscetíveis à infecção por doenças imunopreveníveis. Isso ressalta a necessidade de intensificar as ações de vacinação para regularizar a situação vacinal da população alvo, o que é crucial para prevenir a reintrodução de doenças imunopreveníveis, reforçando a importância contínua do monitoramento e da gestão eficiente dos programas de imunização.

Palavras Chave

Descritores: Cobertura vacinal; Imunização

Área

Imunizações

Instituições

SESAB - Bahia - Brasil

Autores

GLEICIELLE APARECIDA DE OLIVEIRA ANDRADE, ANTONIO RAINERIO CARNEIRO RIOS JUNIOR, ISMAR EDUARDO MARTINI FILHO, TEMÍSTOCLES DAMASCENO SILVA