Dados do Trabalho


Título

USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO E COMUNICAÇAO COMO FERRAMENTA DE GESTAO APLICADA AS ATIVIDADES DE VACINAÇAO

Introdução

A evolução tecnológica acelerada criou um cenário onde a cada dia há novas formas de propagação de informação, em especial após a pandemia da Covid-19, que demandou a utilização das tecnologias remotas de comunicação. Essas ferramentas permitem otimizar a comunicação e difundir informações de forma ágil e fácil. Atualmente o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado para os usuários com sistema operacional Android ou IOS, possuindo características fundamentais das novas tecnologias, como interatividade e multifuncionalidade, podendo ser utilizado para educação e comunicação em saúde. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência do uso das ferramentas tecnológicas de comunicação para o auxílio de gestão e conhecimento.

Material e Método

Foram criados grupos de trabalho e adicionados como membros os profissionais das diferentes estratégias de vacinação: unidades de saúde e locais de vacinação extramuros (shoppings, tendas e equipes volantes) para agilidade das informações referentes às normatizações e operacionalização das ações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no município de Maceió.

Resultados

Atualmente, a Central de Rede de Frio do município de Maceió utiliza o WhatsApp como recurso para intermédio na comunicação para realização de pedidos de imunobiológicos, envio de curtos textos de informações diárias, esclarecimentos de dúvidas, avisos de reuniões, envio de documentos, como manuais, informes técnicos, instrutivos e cronogramas de ações extramuros com as equipes extramuros. Utiliza-se também o aplicativo Google Meet para a realização de reuniões virtuais, alinhamento de processo de trabalho e orientações técnicas, como mudanças do calendário vacinal e orientações quanto às campanhas de vacinação, a exemplo das orientações das novas vacinas Spikevax e Dengue.

Discussão e Conclusões

A comunicação constitui uma ferramenta estratégica para gestão das equipes e gerenciamento dos diferentes serviços de saúde. Essas ferramentas promovem um ambiente propício para a resolução de dúvidas e novas informações de forma rápida e para manutenção de um espaço corporativo acessível e atrativo para os profissionais de saúde. Além disso, a plataforma WhatsApp pode possibilita um espaço de escuta, a resolução de problemas e o compartilhamento de melhores práticas, especialmente se a gestão for capaz de coletar informações reportadas pela equipe.

Palavras Chave

vacinação; comunicação; tecnologia; conhecimento; gestão

Área

Imunizações

Instituições

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ - Alagoas - Brasil

Autores

KATYLLA MARIA BASTOS DOS SANTOS LUCAS , EUNICE RAQUEL AMORIM LESSA DE VASCONCELOS , ALANNA MICHELLA OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE SILVA , EMILLY FRANCINE SILVA , MEYRE ELY MATIAS RODRIGUES PEIXOTO , EDILA NEILA DE OLIVEIRA FERREIRA SILVA , THAMIRES WANESSA NICOLAU DE ALMEIDA , CAMILA PEIXOTO OLIVEIRA TENÓRIO DE SÁ