Dados do Trabalho
Título
ANALISE DE COBERTURA DAS CAMPANHAS DE INFLUENZA EM IDOSOS, NO RIO GRANDE DO NORTE DE 2006 A 2024
Introdução
A influenza é uma doença viral aguda, que afeta o sistema respiratório, é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza sazonal foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, tendo o propósito, de reduzir internações, complicações e óbitos nos idosos, especialmente por apresentarem fatores ou condições de maior risco.
As campanhas Nacionais da influenza ocorrem anualmente, demonstrando boa adesão da população-alvo, sendo incorporados progressivamente novos grupos prioritários a partir de 2011.
O Rio Grande do Norte segue a tendência do nível nacional, no tocante ao êxito alcançado ao longo dos 19 anos que estão em análise nesse trabalho. No entanto, nos últimos quatro anos, observa-se uma brusca queda na cobertura o que vem provocando grande preocupação para a saúde pública, tendo em vista, a ocorrência de internações e óbitos em idosos causados pela circulação do vírus em nosso meio.
Diante disto, este trabalho tem como objetivo analisar a cobertura vacinal da influenza nos idosos no Rio Grande do Norte, no período de 2006 a 2024.
Material e Método
A metodologia para a realização desta pesquisa baseou-se em um estudo de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, onde foi utilizado o banco de dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI PNI WEB/MS) para acesso a cobertura vacinal das campanhas da influenza no Rio Grande do Norte, no período de 2006 a 2024.
Resultados
A análise mostra que a cobertura vacinal da influenza nos idosos sustentou uma tendência linear por um longo período, mantendo um índice entre 73,85% e 89,41% de 2006 até 2017. Já entre 2018 e 2020 ocorreu o melhor resultado variando de 95,91% a 119,15%. Os últimos 4 anos da série 2021 a 2024 ocorreu um sério declínio na cobertura, alcançando respectivamente 62,83%, 61,51%, 50,40% e 50,76. Destaca-se que a meta de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde foi se elevando ao longo do período, conforme segue: 2006 e 2007= 70%, de 2008 a 2016= 80% e a partir de 2017= 90%. Dados de 2024 estão sujeitos a alterações.
Discussão e Conclusões
O estudo mostra a necessidade de criação de estratégias específicas para sensibilizar a população quanto a importância da vacinação, assim como, identificar os motivos que estão impactando nos baixos resultados dos últimos 4 anos. As baixas coberturas vacinais para a vacinação dos idosos é um sério problema de saúde, condicionando esse público ao aumento do adoecimento principalmente quando há existência da circulação desses vírus.
Palavras Chave
Imunização; Influenza; cobertura; idosos
Área
Imunizações
Instituições
Secretaria de Estado da Saúde Pública - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
IRACI NESTOR DE SOUZA ALMEIDA CÂMARA, KATIUCIA ROSELY SILVA CARVALHO, ANA BEATRIZ SILVA GOMES, LAIANE GRAZIELA FRANCA DA COSTA, SIMONE BAPTISTA DOS ANJOS, JOCELY OLIVEIRA BENTO, MARIETA SOUSA TAVARES EMIDIO PINHEIRO, MICHELLINE JOSUÁ COSTA MACIEL