Dados do Trabalho


Título

MONITORAMENTO RAPIDO DE VACINAÇAO NO DISTRITO FEDERAL, UMA METODOLOGIA PARA APOIO DE AÇOES DE IMUNIZAÇAO

Introdução

O Monitoramento Rápido de Vacinação (MRV) é uma ferramenta crucial para verificar o estado de vacinação de uma população em um curto intervalo de tempo, exigindo poucos recursos financeiros e podendo ser amplamente aplicado em todo o território nacional. Os resultados são extremamente importantes para apoiar a tomada de decisões sobre a definição e ajuste de estratégias adicionais de vacinação, com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal e sua homogeneidade. O objetivo desse trabalho é descrever os resultados obtidos do MRV no Distrito Federal no ano de 2023.

Material e Método

Para o MRV, verificou-se a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio de busca no território. O cálculo amostral foi feito por idade simples e faixa etária: até 4 anos, 5 a 9 anos e 10 a 14 anos. O território da UBS foi dividido em setores, numerados e sorteados para a amostra. O MRV avalia três indicadores: proporção de monitoramentos realizados pela UBS, proporção de monitoramentos com ≥ 95% de cobertura (19 a 20 crianças vacinadas) em cada UBS, e motivos da não vacinação.

Resultados

Após a consolidação dos dados dos formulários eletrônicos, utilizados para a coleta de campo, as equipes visitaram 15.268 casas, das quais 45% estavam fechadas e 18% tinham indivíduos elegíveis. Foram avaliadas 2.781 crianças e adolescentes, com distribuição etária homogênea. O DF superou o indicador 1 com 105,9% ao realizar mais monitoramentos do que o previsto. O indicador 2 foi de 32,5% devido ao alto número de crianças não vacinadas. O indicador 3 revelou que mais de 60% dos motivos para não vacinação eram: falta de tempo (29,7%), desconhecimento da necessidade (19,4%) e medo da vacina (12,3%). Durante o monitoramento, foram aplicadas 1.723 doses de vacina em pessoas com menos de 15 anos e 775 doses em pessoas com 15 anos ou mais.

Discussão e Conclusões

O MRV atingiu seu objetivo ao identificar áreas vulneráveis e evidenciar a necessidade de intensificar estratégias de imunização assertivas no território. Além disso, permitiu criar o perfil de cada região, destacando barreiras de acesso à vacinação e as razões para a não vacinação. O monitoramento revelou-se uma ferramenta valiosa para melhorar práticas de imunização e educação em saúde, visando a homogeneidade dos territórios e a recuperação das coberturas vacinais no Distrito Federal.

Palavras Chave

Monitoramento; MRV; vacinação; cobertura vacinal

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria de Estado de Saúde - Distrito Federal - Brasil

Autores

TEREZA LUIZA SOUZA PEREIRA, LAIS MORAIS SOARES, LEILANE MORAIS SOARES, KARINE ARAÚJO CASTRO, LIGIANE SELES DOS SANTOS, HELLEM DAIANY GONÇALVES GUIMARÃES CUÊVAS