Dados do Trabalho
Título
ANALISE DESCRITIVA DO DESEMPENHO DA REGIAO DO ALTO VALE DO ITAJAI EM SANTA CATARINA NA CAMPANHA DE VACINAÇAO CONTRA A INFLUENZA, 2024.
Introdução
A influenza é uma infecção viral aguda de alta transmissibilidade, que afeta o sistema respiratório. A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e promove imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. A campanha anual de vacinação contra a influenza tem a meta de vacinar no mínimo 90% dos grupos prioritários. Neste trabalho será descrito o desempenho da região do Alto Vale do Itajaí em Santa Catarina na campanha de vacinação contra a Influenza em 2024.
Descrição do caso
Análise descritiva realizada com dados obtidos no âmbito da campanha de vacinação contra a Influenza em 2024 na região do Alto Vale do Itajaí em Santa Catarina. As variáveis de interesse foram: doses aplicadas, grupo prioritário, imunobiológico, dose, data de aplicação e município de residência. Desta forma, os indicadores de consumo, cobertura vacinal e proporção de vacinados foram calculados. É importante apontar que esta região é composta por 28 municípios.
Discussão
Os dados de 25 de Março a 24 de Julho apontam que foram aplicadas 71.690 doses. Foram distribuídas 87.940 doses e a porcentagem de consumo foi de 82%. Considerando os grupos prioritários para a cobertura vacinal, a Região do Alto Vale não atingiu a meta estabelecida, ficando com 51,26%. O grupo de crianças apresentou a cobertura mais elevada (62,4%), seguido do grupo de idosos (48,44%) e Gestantes (31,90%). Dentre os 28 municípios dessa região, 6 atingiram meta de vacinação para crianças, Mirim Doce (129,22%), Dona Emma (121,86%), Witmarsum (103.23%), Atalanta (94,33%), Agronômica (93,70%) e Rio do Oeste (91,92%). Nenhum município atingiu meta para Idosos e 1 município atingiu meta para Gestantes, Dona Emma (100%).
Conclusão
O Alto Vale do Itajaí não atingiu a meta geral de cobertura vacinal, bem como obteve a cobertura mais baixa dos últimos 10 anos, apesar da prorrogação da Campanha e de ações extramuros realizadas. Em meio a um cenário de queda das coberturas vacinais da rotina em todo território nacional, observa-se municípios que realizam boas práticas de vacinação, conseguindo atingir bons resultados principalmente na vacinação de crianças. A Partir disso foi elaborado um cronograma de treinamentos para todos os municípios com o objetivo de troca de conhecimentos, onde os municípios com melhores coberturas vacinais apresentaram suas estratégias a fim de estimular os demais a melhorarem suas coberturas.
Palavras Chave
Imunização; Influenza; Indicadores; Boas Práticas de Imunização
Área
Imunizações
Instituições
Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil
Autores
JOSIANE VERDI SCHAADE, JOÃO AUGUSTO BANCHER FUCK, ARIELI SCHIESSL FIALHO, CHAIANE NATIVIDADE DE SOUZA GONÇALVES, CAMILLA COSTA CYPRIANO SCHMITZ, JESSIKA ANGELA FREITAS DE OLIVEIRA