Dados do Trabalho
Título
CREDENCIAMENTO, LICENCIAMENTO E FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTO DE SAUDE PUBLICOS E PRIVADOS QUE REALIZAM ATIVIDADES DE VACINAÇAO HUMANA NO ESTADO DE SANTA CATARINA
Introdução
A Portaria Nº 1332 de 08 de dezembro de 2022, estabelece os critérios essenciais para o cumprimento das normas técnicas voltadas ao credenciamento, licenciamento e operação de estabelecimentos públicos e privados que possuem salas de vacinas no estado de Santa Catarina. A regulamentação além de promover a proteção da saúde pública, também fortalece a infraestrutura necessária para a gestão eficaz de programas de vacinação no estado.
Material e Método
A Gerência de Doenças Infecciosas Agudas e Imunização (GEDIM) realizou estudo descritivo, com abordagem na criação de um Instrumento de Supervisão para o processo de credenciamento e renovação de salas de vacinas. O instrumento contempla os requisitos de normatização, padronização, controle e funcionamento do serviço de vacinação. A supervisão é conduzida pelo profissional responsável pela imunização das regionais de saúde e a documentação é encaminhada à GEDIM, responsável pela gestão e liberação do termo de credenciamento em sala de vacina. Para as salas públicas o credenciamento é realizado no momento de abertura, mediante supervisão e liberação da Vigilância Epidemiológica e Sanitária. Já as salas privadas, além do credenciamento no momento de abertura, necessitam de uma renovação anual. Ainda, as salas que são descontinuadas das atividades de imunização devem solicitar o descredenciamento.
Resultados
No primeiro semestre de 2023, foi registrado o credenciamento de 41 novas salas de vacina, e renovação de 141 salas de vacinas existentes, e o descredenciamento de 14 salas. No primeiro semestre de 2024, foi registrado o credenciamento de 35 novas salas, renovadas 184 salas de vacinas existentes e descredenciadas 26 salas. Resultando em um total de 1430 salas ativas cadastradas no Estado de janeiro a junho de 2024. O que refletiu na qualificação da assistência, visto que a atuação nas salas de vacina estão sendo acompanhadas de perto. Os profissionais das regionais passaram a se sentir mais seguros e amparados no seu trabalho com a utilização deste instrumento para supervisão.
Discussão e Conclusões
Os dados revelam o panorama dinâmico e contínuo do monitoramento das salas de vacinação de Santa Catarina.A movimentação reflete o esforço do Estado em garantir a qualidade dos serviços oferecidos, indicando um compromisso com a melhoria dos serviços de saúde pública e visando aumentar o acesso da população às vacinas.Os resultados destacam a importância da vigilância epidemiológica e do planejamento estratégico na gestão de políticas de imunização em SC.
Palavras Chave
Imunização
Área
Aspectos Éticos e Legais das Imunizações
Instituições
Diretoria de Vigilância Epidemiológica - Santa Catarina - Brasil
Autores
JESSICA ARIANA VIEIRA DA COSTA, CHAIANE NATIVIDADE DE SOUZA GONÇALVES, CAMILLA COSTA CYPRIANO SCHMITZ, ELIARA ARAMBURU MIGUEL, JESSIKA ANGELA FREITAS DE OLIVEIRA, ARIELI SCHIESSL FIALHO, JOÃO AUGUSTO BANCHER FUCK