Dados do Trabalho


Título

VACINA NA ESCOLA: UMA ALIADA DA VACINAÇAO INFANTIL

Introdução

O município de Tubarão (TB) possui uma população estimada de 107.143 habitantes e 100% de cobertura de Atenção Primária à Saúde (APS), efetivada nas 32 Estratégias de Saúde da Família (ESF) e com 24 Salas de Vacinas. A equipe realiza o monitoramento rigoroso e avaliação das suas coberturas vacinais periodicamente, buscando reduzir a possibilidade do recrudescimento das doenças imunopreveníveis. Para isso, desenvolve diversas estratégias locais e municipais, com a finalidade de garantir a proteção da população e alcançar as metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Neste sentindo, objetivando realizar a busca de faltosos, está sendo desenvolvido a vacinação nos Centros de Educação Infantil (CEI) e Escolas do município no ano de 2024.

Material e Método

Foi realizado um cronograma prévio e amplamente divulgado por cada Equipe de Saúde da Família (eSF) para vacinação in loco em 100% dos CEIs e Escolas no ano de 2024, será também oferecido no mesmo momento a Declaração de Vacinação em Dia. A divulgação está sendo por meio de recados nas agendas dos alunos, WhatsApp dos professores com os pais e/ou responsáveis legais dos alunos, pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) nas visitas domiciliares, por meio dos profissionais de saúde e educadores durante os seus atendimentos e pelas mídias como rádio, Instagram e site da prefeitura. Está sendo solicitado que os pais encaminhem as cadernetas de vacinação e o termo de autorização assinado.

Resultados

Foram contemplados 25 CEIs de um total de 44 e 07 Escolas de um total de 44, nos meses de maio a julho de 2024. Em sua maioria, da rede municipal, algumas da rede estadual e pouquíssimas que aceitaram da rede privada de ensino, as quais apresentam bastante resistência para adesão da vacinação in loco. Foram vacinados na totalidade de 1.129 crianças. As metas recomendadas pelo PNI são para todo o ano de 2024, mas já é possível avaliar as coberturas acumuladas e perceber que a vacinação na escola está sendo uma estratégia efetiva.

Discussão e Conclusões

A vacinação na escola demonstrou ser uma importante estratégia de busca ativa para manutenção de altas e homogenias coberturas vacinais de crianças e adolescentes em idades escolares, pois permite vacinar muitos indivíduos em um curto período. Destaca-se também a importância de ações intersetoriais entre as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e educação, alinhando as responsabilidades para que as estratégias sejam eficazes.

Palavras Chave

Imunização; cobertura vacinal; Busca Ativa; Escola

Área

Imunizações

Instituições

Diretoria de Vigilância Epidemiológica - Santa Catarina - Brasil

Autores

SHAIANE SALVADOR DA LUZ, VANESSA VENANCIO DA SILVA , CARINA PEREIRA DE BONA PORTÃO, ANDRESA MIRANDA DE ABREU, JULIANA NUNES CARDOSO, FERNANDA GERALDO VALGAS, MARIANA DE SOUZA SATURNO, LUCIA NAZARETH AMANTE