Dados do Trabalho
Título
USO DA VIBRAÇAO E CRIOTERAPIA PARA ALIVIO DA DOR EM CRIANÇAS MAIORES DE 3 ANOS NA SALA DE VACINAÇAO
Introdução
A sala de vacinação representa um momento de dor, ansiedade, angústia e tristeza na vida de várias crianças. Isso gera resistência destas crianças no momento que pais ou responsáveis buscam o serviço para atualização do calendário vacinal. O objetivo deste trabalho foi verificar o alívio da dor por meio do Buzzy® ao utilizar vibração associado com crioterapia pautado no referencial teórico da tradução e intercâmbio de conhecimento em uma Unidade Básica de Saúde em Feira de Santana BA-BR.
Descrição do caso
Foram realizadas três sessões de rodas de conversa com a equipe da sala de vacinação e com os pais ou responsáveis das crianças maiores de 3 anos de idade. Posteriormente foi realizada a tradução e intercâmbio do conhecimento com as técnicas na sala de vacinação através da técnica de demonstração com uso do Buzzy® na equipe de enfermagem. Na última etapa foi realizada uma roda de conversa com os pais e responsáveis e, após a assinatura do termo de anuência, foi utilizado o Buzzy® nas crianças durante a administração de imunobiológicos. A utilização do dispositivo pela bolsista de extensão e orientadora ocorreu respeitando as medidas de biossegurança vigentes, nas crianças acima de 3 anos. O dispositivo foi montado na frente dos pais e/ou responsáveis que autorizaram participação na pesquisa e em seguida foi posicionado no braço da criança após concordância da mesma, durante 30 segundos marcados em um cronômetro. Após este tempo, foi deslocado 4 cm acima do deltoide para administração intramuscular do imunobiológico pela técnica de enfermagem na sala de vacinação.
Discussão
A equipe de enfermagem e os Agentes Comunitários de Saúde desconheciam a existência do Buzzy® como método não farmacológico para alívio da dor na sala de imunização. Devido a implementação do plano de trabalho, foi possível disseminar o conhecimento sobre o uso do Buzzy®. As crianças relataram alívio da dor ou demonstraram distração com o uso do dispositivo. Contudo, uma criança relatou que a dor foi reduzida apenas durante a aplicação do primeiro imunobiológico e que não sentiu alívio da dor na administração da segunda vacina.
Conclusão
O uso do dispositivo Buzzy® representa uma possibilidade de minimizar a dor nas crianças por meio da utilização da crioterapia associado à vibração durante a administração dos imunobiológicos intramusculares e as rodas de conversa possibilitaram a tradução e intercâmbio de conhecimento sobre o uso do dispositivo no alívio da dor na sala de vacinação com vistas a mudanças de práticas.
Palavras Chave
Dor; Crioterapia; Imunização
Área
Imunizações
Instituições
UEFS - Bahia - Brasil
Autores
RAQUEL LÍBNI PEIXOTO MORAES, VALESCA SILVEIRA CORREIA