Dados do Trabalho
Título
GESTAO DOS SERVIÇOS EM SALA DE VACINAS: APLICAÇAO DO CICLO PDCA PARA EDUCAÇAO PERMANENTE SOBRE EVENTOS ADVERSOS SUPOSTAMENTE ATRIBUIVEIS A VACINAÇAO OU IMUNIZAÇAO
Introdução
A oferta de vacinas gratuitas tem sido ampliada mundialmente e com o aumento do número de doses administradas houve consequentemente a elevação da ocorrência de Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI). Para garantir a qualidade da assistência em Sala de Vacinas é fundamental a educação permanente. Neste contexto o método PDCA (Plan – Planejar; Do - Executar, Check - Controlar, Action - Agir) tem se destacado como um método gerencial para melhoria de processos e soluções de problemas. Diante de um problema da prática com possibilidade de melhoria, que tratava da insuficiência da frequência de orientações realizadas aos usuários e/ou acompanhantes sobre os ESAVI, optou-se por utilizar esse método de gestão com os profissionais que atuam nas 24 Salas de Vacinas do município de Tubarão (TB)-SC.
Material e Método
Na 1ª etapa, Planejar (Plan), foi identificado o problema, que tratava da insuficiência da frequência de orientações realizadas aos usuários e/ou acompanhantes sobre ESAVI. Definido que o método utilizado seria a educação permanente. Na 2ª etapa, Executar (Do), foram colocadas em prática as atividades planejadas. Foi exposto que o objetivo era de aperfeiçoar o conhecimento em relação a orientações eficazes e seguras sobre ESAVI. A meta era aumentar a frequência das orientações aos usuários e/ou acompanhantes. Na 3ª etapa, Checar (Check), foi verificado se as atividades planejadas e executadas deram certo frente aos objetivos e metas para estabelecer um padrão. Foi realizada uma visita técnica em uma sala aleatória e observado os atendimentos. Na 4ª etapa, Agir (Act), foi feito uma pesquisa de avaliação para identificar quais as dificuldades que eles acreditavam que teriam para que a meta fosse alcançada.
Resultados
Foram realizadas 11 visitas técnicas em Salas de Vacinas aleatórias, foram atendidos 495 indivíduos na administração de 698 vacinas, destes, 398 usuários e/ou acompanhantes foram orientados e 97 não foram orientados. Em relação a dificuldades para alcance das metas, referiram questões de esquecimento das reações esperadas das vacinas, distração e falta de atenção do próprio usuário e/ou acompanhante devido ao uso do celular. Ficou acordado um novo ciclo com intervenções para abordagens e direcionamento a atenção do usuário e/ou acompanhante durante as orientações na Sala de Vacinas.
Discussão e Conclusões
O uso do método PDCA contribuiu com o envolvimento da equipe no enfrentamento e resolução de problemas, fazendo com que eles refletissem sobre suas práticas.
Palavras Chave
Imunização; PDCA; Educação Permanente
Área
Imunizações
Instituições
Diretoria de Vigilância Epidemiológica - Santa Catarina - Brasil
Autores
SHAIANE SALVADOR DA LUZ, LÚCIA NAZARETH AMANTE , FERNANDA GERALDO VALGAS, VANESSA VENANCIO DA SILVA , CAMILLA COSTA CYPRIANO SCHMITZ, JESSIKA ANGELA FREITAS DE OLIVEIRA, CHAIANE NATIVIDADE DE SOUZA GONÇALVES, LILIAM CRISTIANA JÚLIO