Dados do Trabalho


Título

APRIMORAMENTO DA IMUNIZAÇAO ANTIRRABICA: IMPLEMENTAÇAO E EFICACIA DO PROTOCOLO DE ENFERMAGEM

Introdução

A raiva é uma antropozoonose que afeta apenas mamíferos e é transmitida através de arranhaduras e mordeduras de animais infectados. Com uma taxa de letalidade de quase 100%, a raiva é uma das zoonozes mais letais que afeta humanos. Há tratamento com vacina e soro contra a raiva humana, cuja prescrição pelo enfermeiro é legalmente autorizada pelo Conselho Federal de Enfermagem a partir da elaboração e implementação de um protocolo.

Material e Método

Trata-se de um projeto de elaboração e implantação do Protocolo de Enfermagem para Atendimento Antirrábico Humano, realizado pela Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – SRS Moc, visando qualificação do profissional enfermeiro para prescrever e administrar vacina e soro antirrábicos.

Resultados

Contando com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais – COREN, o protocolo foi escrito no primeiro semestre de 2023, pela referência técnica do agravo da SRS Moc com a colaboração de enfermeiros, médicos, veterinário e acadêmica. Em outubro de 2023, o protocolo foi apresentado ao Comitê de Urgência e Emergência que solicitou a ampliação da implantação do mesmo para os 86 municípios da Macrorregião Norte. Em fevereiro de 2024 iniciaram-se as capacitações dos enfermeiros municipais para o uso do protocolo com a qualificação de 151 profissionais do Município de Montes Claros. Em 5 meses, 13 municípios já foram capacitados, totalizando 237 enfermeiros (as), incluindo profissionais dos municípios que pertencem à Gerência Regional de Pirapora.

Discussão e Conclusões

A raiva é uma enfermidade passível de controle e um bom indicador de um sistema de saúde bem-sucedido. Em Minas Gerais foram registrados 4 óbitos por raiva humana em 2022 e 1 óbito em 2023, demonstrando que o vírus está circulante no estado. A SRS Moc registra uma média de 4.492 notificações antirrábicas, anualmente, e em 2021 foi confirmado felino positivo laboratorialmente para a raiva que agrediu 2 humanos. Rapidamente, as ações de imunização para os agredidos foram realizadas, prevenindo a evolução da doença nesses pacientes. Diante do alto número de notificações e da letalidade da doença, o uso do protocolo por enfermeiros (as) beneficiará a população através da prescrição de vacina e soro em tempo hábil, reduzindo o risco de morte por raiva humana, e também terá impacto financeiro, devido ao uso racional dos imunobiológicos. Ressalta-se que o projeto ainda está em andamento, com a pretensão de que todos os enfermeiros da Macrorregião Norte sejam capacitados em um prazo de 24 meses.

Palavras Chave

Vacina antirrábica; protocolo de tratamento; epidemiologia

Área

Controle de Infecção e Vigilância Epidemiológica

Instituições

Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros - Minas Gerais - Brasil

Autores

AMANDA ANDRADE COSTA