Dados do Trabalho


Título

MICROPLANEJAMENTO DAS ATIVIDADE DE VACINAÇAO DE ALTA QUALIDADE EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIENCIA.

Introdução

A Vacinação é uma das estratégias mais efetiva, segura e econômica para prevenir a morbimortalidade, porém percebe-se diminuição das taxas de cobertura, decorrente da hesitação vacinal, resultando bolsões de pessoas suscetíveis. A Organização Pan Americana de Saúde promoveu oficina para Formação de Profissionais no Microplanejamento (MP) das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ), com propósito de capacitar aqueles que atuam na rede de saúde, para desenvolverem o processo de MP, considerando a realidade e utilizando estratégias adequada. Este tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada durante operacionalização do MP em uma instituição de ensino para elevar a taxa de cobertura vacinal da população.

Descrição do caso

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que buscou descrever os processos de elaboração e operacionalização do MP das AVAQ, no serviço de imunização de uma instituição de ensino. O processo se deu na participação da oficina de qualificação dos profissionais de saúde, planejamento das etapas do MP e operacionalização do projeto piloto da intensificação da vacinação contra Febre Amarela (FA) na UFRN, no ano de 2023.

Discussão

A necessidade e elevar a vacinação contra FA, motivou participar da formação do MP por meio de debates e discussões, aulas expositivas dialogadas e Workshop sobre etapas do processo, critérios de alta qualidade da AVAQ, Matriz FOFA entre outros, a construção do produto preliminar e tarefas para implementação na prática dos serviços. Baseado nos instrumentos norteadores consolidou-se o MP para a UFRN. A operacionalização se deu com reuniões de planejamento, parcerias com Escola de Saúde da universidade e Secretaria Municipal de Saúde de Natal; divulgação e mobilização da comunidade universitária sobre vacinação itinerante nos setores, o risco eminente da FA em humano, e a importância da vacinação. Os registros das doses ocorreram na plataforma do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), que permitiu uma análise dos dados e avaliação do impacto das ações. Os resultados demonstraram um aumento de 240% da cobertura vacinal (2022 - 564; 2023-1.928 pessoas imunizadas).

Conclusão

O MP possibilitou o acompanhamento da situação vacinal da população, atualização do esquema vacinal, melhoria da cobertura e controle efetivo do risco de disseminação da febre amarela na instituição e em seu entorno, reduzindo os bolsões de suscetíveis, contribuindo para promover o controle dessa doença no país.

Palavras Chave

vacinação; cobertura vacinal; vacina contra febre amarela; Estratégias de saúde; Programa de saúde OPAS

Área

Imunizações

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

LUCIANA EDUARDO FERNANDES SARAIVA, DANIELLE LOREN COSTA, CLEONICE ANDRÉA ALVES CAVALCANTE