Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DA ORGANIZAÇAO E FUNCIONAMENTO DAS CENTRAIS DE REDE DE FRIO NA ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE NA REGIAO DE VALENÇA, BAHIA, 2024
Introdução
A imunização é uma ação prioritária, efetiva e estratégica da Atenção Primária à Saúde. Por ser uma atividade complexa, exige confiabilidade para manutenção e ampliação da assistência prestada, o que demanda normas e procedimentos atualizados, uniformes e seguros principalmente no processo de conservação dos imunizantes. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade da organização e do funcionamento das centrais de rede de frio dos municípios que compõem a Região de Valença, Bahia no ano de 2024.
Material e Método
Estudo de avaliação descritivo da qualidade das centrais das redes de frio dos municípios que compõem a Região de Valença, Bahia, no período de setembro de 2023 a junho de 2024. . Foram incluídas no estudo as 11 centrais de rede frio. A coleta de dados se deu mediante a aplicação do questionário de supervisão adaptado do Adaptado do Programa de Avaliação do Instrumento de Supervisão em Sala de Vacinação utilizado no PlanificaSUS. O instrumento de coleta dos dados reunia questões relacionadas aos aspectos gerais e de funcionamento e estrutura das centrais de rede de frio. Os resultados das questões foram tabulados em planilha do Excel. Estimou-se a classificação da qualidade de cada rede: uma pontuação de 90 a 100% foi considerada ideal (conceito = 3); de 76 a 89%, boa (conceito = 2); de 50 a 75%, regular (conceito = 1); e menor que 50%, insuficiente (conceito = 0).
Resultados
Quanto à caracterização e estimativa do conceito dado para as centrais de rede de frio, dos 29 itens avaliados, 06 obtiveram conceitos insuficientes ou regulares. Sendo classificadas na conceituação final: insuficiente (03) centrais, regular (06) centrais e ideal (02) centrais.
Discussão e Conclusões
As normas técnicas em imunização definidas na maioria das dimensões avaliadas estão sendo cumpridas nas redes de frio da região de Valença, Bahia. O processo avaliativo mostrou que a estrutura existente e o processo de armazenamento, conservação e distribuição dos imunobiológicos eram adequados, atendendo, em sua maioria, os critérios de qualidade estabelecidos. É válido destacar no entanto, que a atuação dos enfermeiros, atuando simultaneamente como coordenadores de vigilância epidemiológica, e responsáveis técnicos das redes de frio, pode gerar comprometimento na qualidade dos imunobiológicos armazenados, pois estas, não acompanham o funcionamento diariamente.
Palavras Chave
Vacinas; Cadeia de Frio; Enfermagem; Supervisão; Estudos Transversais
Área
Imunizações
Instituições
SESAB - Bahia - Brasil
Autores
ALEX SOUZA MIRANDA