Dados do Trabalho
Título
AS ESTRATEGIAS DE VACINAÇAO EXTRAMUROS NA AMPLIAÇAO DO ACESSO A VACINAÇAO NO MUNICIPIO DE MACEIO - AL
Introdução
As coberturas vacinais (CVs) vêm sofrendo declínio devido a vários fatores, tais como a pandemia do SARS-CoV-2 e o aumento da hesitação vacinal. Em 2024, o Ministério de Saúde propôs as oficinas de Microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade com finalidade de resgatar as altas coberturas vacinais dos programas de rotina e outras estratégias de vacinação. Com isso, o município de Maceió intensificou as ações extramuros, ofertando a vacinação para todas as faixas etárias em diferentes estratégias. O objetivo do trabalho é descrever o quantitativo de atendimentos e doses aplicadas nas crianças e adolescentes nas estratégias de vacinação extramuros em Maceió.
Material e Método
Estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo realizado no período de dezembro de 2023 a junho de 2024. Foi elaborado um formulário de doses aplicadas por faixa etária: menor de um ano, um ano, dois anos, três anos, quatro anos, cinco a nove anos e 10 a 14 anos; preenchido pelas equipes de vacinação durante os atendimentos e realizada a tabulação dos dados em planilha do Google Drive pela equipe da Coordenação Técnica de Imunização diariamente.
Resultados
As ações de vacinação extramuros estão sendo realizadas de forma contínua em tendas, shoppings, escolas, abrigos, lares de adoção, associações comunitárias, busca ativa casa a casa em locais de difícil acesso e ações intersetoriais em locais com alta concentração de pessoa. Também foi realizada ampliação do horário de atendimento até a noite e em finais de semana nos shoppings, Tenda do Programa Saúde da Gente e Centro de Atendimento ao Turista. De dezembro de 2023 a junho de 2024, foram 18.184 atendimentos e 15.488 doses administradas das vacinas do Calendário Básico de Vacinação em crianças e adolescentes até 14 anos. Dessas, 1.708 (11,03 %) foram em crianças menores de um ano de idade, 2.020 (13,04 %) de um ano, 1.090 (7,04 %) de dois anos, 887 (5,73 %) de três anos, 2.722 de quatro anos (17,57 %), 2.567 (16,57 %) de cinco a nove anos e 4.494 (29,02 %) de 10 a 14 anos. A diferença para o número de atendimentos se dá porque também foram administradas as vacinas Influenza e COVID-19.
Discussão e Conclusões
A promoção das ações extramuros em diversas localidades, finais de semana e horário estendido, associada à vacinação nas salas de vacina das unidades de saúde, amplia o acesso ao serviço de vacinação, possibilita o resgate de doses em atraso de forma oportuna e, com isso, contribui para as CVs, o controle e a prevenção das doenças imunopreveníveis.
Palavras Chave
cobertura vacinal; Programas de Imunização; vacinação; saúde pública
Área
Imunizações
Instituições
Secretaria Municipal de Saúde de Maceió - Alagoas - Brasil
Autores
ALANNA MICHELLA OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE DA SILVA, EUNICE RAQUEL AMORIM LESSA DE VASCONCELOS, JULLIANA DANIELLE NASCIMENTO DE VERAS, RAFAELA OLIVEIRA DE MELO, KATYLLA MARIA BASTOS DOS SANTOS LUCAS, MAYRA PAULA SANTOS CASTELA, MARILIA BÁRBARA RIBEIRO VITORINO, THAMIRES WANESSA NICOLAU DE ALMEIDA