Dados do Trabalho
Título
CAMPANHA DE ATUALIZAÇAO DE CARTOES DE VACINAÇAO EM DISTRITOS RURAIS DE IUNA-ES: ESTRATEGIAS PARA AUMENTAR A PREVENÇAO DO TETANO ACIDENTAL
Introdução
O município de Iúna -ES tem a população de 28.590 pessoas, sendo 20546 maiores de 18 anos, representando 66% da população. A população dispõe de salas de vacinação sendo 3 na sede e 1 na zona rural , entretanto o território rural é extenso, com localidades há mais 40 km da sala de vacina mais próxima. O perfil epidemiológico dos casos de tétano acidental no Brasil demonstram que a população maior de 40 anos está mais suscetível e representa o principal grupo de risco para adoecer e morrer pela doença. Segundo a série histórica, entre 2013 a 2023 (Imunopreveníveis/SESA/ES) foram registrados 34 casos de tétano acidental no Espírito Santo, a maioria ocorreu nas categorias de aposentado/pensionistas, trabalhador agropecuário, pedreiros, donas de casa, estudantes, e trabalhador volante da agricultura. A maneira como a questão é apresentada levou a Coordenação de Imunização refletir acerca da efetividade das atuais medidas preventivas adotadas no município. Verificou-se a necessidade de uma campanha para atualização dos cartões de vacina contra o tétano nos distritos rurais do município.
Material e Método
Em ações de vacinação anteriores na zona rural, a maioria dos adultos buscavam apenas as vacinas de campanha, deixando as vacinas de rotina para depois. Como Iúna possui intensa produção agropecuária e 41% de sua população é rural, essa estratégia tornou-se urgente, a equipe percorreu 5 distritos rurais em 10 dias pré-agendados para atualizar os cartões de vacinação contra o tétano. Em ações anteriores, notou-se que os trabalhadores rurais e idosos desconhecem a gravidade da doença e a importância de manter o cartão de vacinação em dia.
Resultados
Devido a vulnerabilidade da população rural a acidentes como quedas, cortes ou feridas que aumentam o risco de exposição ao tétano acidental, em março de 2024, foi comunicado a Regional Estadual sobre a situação vacinal nas localidades rurais e planejado uma intervenção. Durante as ações nos distritos rurais foram avaliados 827 cartões e administradas na população maior de 18 anos 600 doses contra o tétano. Destas 20,6% primeiras doses, 13,7% segundas doses, 10,6% terceiras doses e 27,4% reforços, portanto 72,5% dos cartões avaliados necessitaram de vacinação.
Discussão e Conclusões
A ação terá continuidade com o cronograma de vacinação rural, onde a equipe se desloca a cada 60 dias para os distritos. O projeto foi uma importante iniciativa visando prevenir agravos e garantir saúde para a população adulta, por vezes esquecida em políticas de saúde.
Palavras Chave
Tétano; Vacina; Distrito Rural; Tétano acidental
Área
Infecções Preveníveis por Imunizações
Instituições
Prefeitura Municipal de Iúna - Espírito Santo - Brasil
Autores
MARÍLIA MACHADO SILVA, VIRGINIA CÉLIA POLETO, PATRÍCIA FARIA FINOTI, ROSANE APARECIDA DA SILVA, HALYNE BATISTA DO PATROCÍNIO DUFFRAYER, EMILY TONOLI PRATES, LYLYANNE GARCIA MUZI LOPES