Dados do Trabalho
Título
ANALISE DA COBERTURA VACINAL DO PAPILOMAVIRUS HUMANO NA PRIMEIRA REGIONAL DE SAUDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO NO PERIODO DE 2020-2023
Introdução
O papilomavírus humano (HPV) é a infecção viral mais comum do trato reprodutivo, podendo acometer homens e mulheres. Existem diversos subtipos deste vírus, que podem causar desde verrugas em pele e mucosas até lesões precursoras de câncer. É importante ressaltar que os tipos de cânceres causados pelo HPV podem demorar anos para se desenvolver, e por isso, homens e mulheres devem estar vacinados preferencialmente antes do início da vida sexual, evitando assim a transmissão do vírus para seus parceiros (OPAS, 2022). A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenir a infecção, tendo como meta vacinar pelo menos 80% da população alvo para alcançar o objetivo de reduzir a incidência deste câncer nos anos seguintes (INCA, 2023).
Material e Método
Estudo retrospectivo, descritivo, transversal, e de natureza quantitativa, realizado através dos dados de cobertura da vacina HPV quadrivalente, registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), na I Regional de Saúde de Pernambuco no período de 2020-2023. A amostra foi composta por meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos que foram vacinados.
Resultados
A cobertura vacinal para as meninas alcançou a meta de 80% apenas em dois anos, obtendo cobertura abaixo de 76% nos anos seguintes, porém, foi superior em todos os munícipios avaliados, tanto para primeira dose quanto para segunda dose quando comparados com o sexo masculino, que não conseguiu atingir a meta, registrando coberturas abaixo de 60%.
Discussão e Conclusões
Nota-se que o número de doses aplicadas vem diminuindo a cada ano citado, sendo o ano de 2020 o que obteve o maior registro de doses aplicadas, considerando ambas as doses. O ano de 2023, para o sexo masculino, apresenta uma quantidade maior de doses aplicadas devido a ampliação da faixa etária que passou a ser de 9-14 anos, porém, as coberturas vacinais permanecem menores quando comparadas ao ano de 2020. Conclui-se que, as coberturas da vacina contra o HPV estão abaixo da meta estabelecida para ambos os sexos na maioria dos municípios do Estado de Pernambuco. A redução da cobertura vacinal na segunda dose foi predominante, sendo mais prevalente entre os homens. É necessário que buscas ativas sejam intensificadas em prol desses adolescentes, além de campanhas visando atualização do calendário vacinal, adoção de estratégias para maior distribuição das vacinas e mobilizações sociais que tenham o intuito de informar e incentivar os jovens a se vacinarem e participarem ativamente de ações contra o HPV na comunidade.
Palavras Chave
Papillomavirus Humano (HPV); cobertura vacinal; vacinação; saúde pública
Área
Imunizações
Instituições
Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
GABRIELA ADRIANE BRANDÃO, VILMA COSTA DE MACEDO, GEOVANIA PAULA BRANDAO, JEANE TAVARES TORRES, MAGDA GOMES DA SILVA COSTA