Dados do Trabalho
Título
MONITORAMENTO DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇAO DAS AÇOES DE VIGILANCIA EM SAUDE (PQA-VS) NO ESTADO DE SANTA CATARINA
Introdução
O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) é uma iniciativa voltada para o aprimoramento contínuo das práticas de vigilância em saúde no Brasil. Visa fortalecer a capacidade dos serviços de saúde pública na detecção precoce, monitoramento e resposta eficiente a ameaças epidemiológicas e sanitárias. Opera com a participação voluntária dos estados e municípios. O monitoramento deste indicador, por município, iniciou em janeiro de 2024 no estado, por intermédio da Divisão de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).
Material e Método
Estudo descritivo baseado no Indicador 03 do PQAVS, que se refere a proporção de salas de vacinas ativas cadastradas no CNES informando mensalmente dados de vacinação, nos 295 municípios do estado, utilizando como período de referência o comparativo entre o primeiro semestre do ano de 2023 e 2024. Os dados foram coletados no painel de doses aplicadas do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde (DEMAS) e na página do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde - CNES. Foram analisados: número de salas de vacinas cadastradas no estado conforme Portaria Nº 1332 de 08 de dezembro de 2022, número de salas de vacinas informando dados para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), número de salas ativas cadastradas no CNES com o serviço de imunização (174). Os dados foram processados em planilhas do Excel.
Resultados
O estado contava com 1339 salas credenciadas, em junho de 2023 e 1431 salas até o mês de junho de 2024. No mesmo período, o número de salas enviando dados para a RNDS aumentou de 1116 para 1395. As salas ativas cadastradas no CNES, aumentaram de 1060 para 1483. A proporção de salas de vacinas ativas cadastradas no CNES que reportaram mensalmente dados de vacinação para a RNDS foi de 76% em 2023, aumentando para 94% até junho de 2024.
Discussão e Conclusões
Os dados apresentados refletem avanços significativos nos indicadores de vacinação do estado e ampliação no acesso aos serviços de vacinação para a população. O avanço referente às salas de vacinas ativas cadastradas no CNES e integrando com a RNDS possibilita o fortalecimento dos sistemas de informação, pois repercute na análise, monitoramento e consequentemente subsidia as tomadas de decisões nas estratégias de vacinação. Esses resultados são promissores para a continuidade do desenvolvimento de políticas públicas voltadas à saúde, ressaltando a importância do monitoramento contínuo dos dados em saúde.
Palavras Chave
vigilância epidemiológica; Imunização; Monitoramento
Área
Imunizações
Instituições
Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) - Santa Catarina - Brasil
Autores
CAMILLA COSTA CYPRIANO SCHMITZ, CHAIANE NATIVIDADE DE SOUZA GONÇALVES, JESSICA ARIANA VIEIRA DA COSTA, JESSIKA ANGELA FREITAS DE OLIVEIRA, ELIARA ARAMBURU MIGUEL, ARIELI SCHIESSL FIALHO, JOÃO AUGUSTO BRANCHER FUCK