Dados do Trabalho


Título

ESTRATEGIA DA DESCENTRALIZAÇAO DOS CENTROS DE REFERENCIA PARA IMUNOBIOLOGICOS ESPECIAIS (CRIE) DE MINAS GERAIS: A EXPERIENCIA DO CRIE BELO HORIZONTE COMO UNIDADE MATRICIADORA, O IMPACTO NA AMPLIAÇAO DA EQUIPE E MELHORIA NA ESTRUTURA FISICA

Introdução

Os CRIE são unidades públicas de saúde que disponibilizam imunobiológicos para grupos específicos, que necessitam de uma proteção adicional conforme sua condição de saúde-doença. Atualmente o Brasil conta com 54 CRIE, sendo pelo menos um em cada estado. O CRIE de Belo Horizonte (BH) funciona desde 1993, mas somente em 2007 foi reconhecido como Unidade de Saúde. Apesar de municipal, a instituição atende por demanda espontânea todos os usuários que se enquadram nas indicações do Manual CRIE (Ministério da Saúde), independente de onde reside. A unidade funciona todos os dias, inclusive sábados/domingos e feriados, em horário diurno e atende cerca de 150 pacientes/dia.

Descrição do caso

Apesar de um serviço aberto aos pacientes e de funcionar todos os dias, o quantitativo de recursos humanos era bem limitado até 2021, principalmente a equipe de enfermagem, o que refletia em sobrecarga de trabalho e limitação de algumas ações dentro da rede para maior visibilidade/acesso ao serviço. Outra questão desafiadora era a estrutura física adaptada e muito restrita, com pouca ventilação e ambiência, tanto para a equipe como para os usuários. Concomitante à este cenário, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entendendo a necessidade de ampliar o acesso da população mineira aos CRIE iniciou uma proposta de descentralização em 2020 e, em 2021, por meio de deliberações e resoluções homologou o repasse de incentivo financeiro a 10 municípios credenciados para os CRIE Macrorregionais e definiu o CRIE BH como CRIE Estadual com gestão municipal atuando como unidade matriciadora da rede estadual, recebendo também repasse de verba específico para as ações necessárias à nova função.

Discussão

Novas contratações foram efetivadas em toda equipe multiprofissional impactando de forma significativa no atendimento prestado. A análise por categoria profissional demonstra um incremento percentual de 50% de médicos, 200% de enfermeiros e 50% de técnicos de enfermagem. Referente à estrutura física, o novo espaço mais amplo possibilitou o acréscimo de mais 01 sala de vacinação, 01 consultório médico, além de uma recepção formal e sala gerencial.

Conclusão

Melhoria na qualidade do atendimento e ambiência, menor sobrecarga dos trabalhadores, presença de enfermeiros aos finais de semana/feriados, análise do CRIE Virtual e vigilância de ESAVI em apoio à SES-MG. Ademais, foi possível iniciar ações colaborativas estratégicas em outras instituições, de forma a divulgar o serviço, ampliando o acesso dos pacientes ao CRIE.

Palavras Chave

Acesso; Descentralização; Imunobiológicos especiais

Área

Imunizações

Instituições

Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais - BH - Minas Gerais - Brasil

Autores

TATIANNE MÁRCIA PERDIGÃO DE CARVALHO ALCANTARA, ALINE CRISTINE FERNANDES DE OLIVEIRA MOTA, ANA ANGÉLICA RABELO GOULART, JANAÍNA CRISTINA GONÇALVES SERAPIÃO, MÁRCIA SANTA BÁRBARA MACHADO, VERÔNICA PEDERSANE NUNES DE CASTRO, NATÁTIA SANTANA CARVALHO, PAULO ROBERTO LOPES CORREA