Dados do Trabalho
Título
ESTRATEGIA DE MICROPLANEJAMENTO APLICADA A CAMPANHA DE MULTIVACINAÇAO DO RECIFE EM 2023
Introdução
O microplanejamento é uma abordagem recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde e adaptada pelo Ministério da Saúde à realidade brasileira, visando uma execução eficaz nas atividades de vacinação. A estratégia se baseia em considerar as particularidades locais, identificação da população-alvo, a definição de ações de vacinação e gestão com objetivo de elevar a cobertura vacinal e otimizar o uso dos recursos. Recife é dividido em oito Distritos Sanitários com desafios únicos em termos de saúde pública devido a sua densa população e complexa geografia urbana e enfrenta desafios na vacinação de crianças e adolescentes. O microplanejamento foi utilizado como ferramenta na campanha multivacinação de 2023, visando maximizar a cobertura vacinal do município.
Descrição do caso
Utilizado bancos de dados locais para identificar as áreas, com ênfase nas populações vulneráveis e de difícil acesso. Em seguida, realizado ações intra e extramuros no território, nos centros de vacinação, nas escolas, unidades de saúde com horário estendido garantindo maior acessibilidade aos serviços de vacinação. Para monitoramento de gestão, o uso de ferramentas digitais como o Google Forms para a coleta e análise de dados, o que facilitou a supervisão e os ajustes necessários nas estratégias adotadas.
Discussão
Com base na análise situacional de cobertura anterior e na capacidade estimada de atendimento das unidades de saúde envolvidas, o município identificou um acréscimo de 15% na cobertura comparado ao ano precedente. A campanha objetivou elevar os índices de vacinação nas faixas etárias alvo estabelecida pelo Ministério da Saúde. Resultados preliminares indicaram que 26.659 crianças e adolescentes foram vacinados, com um total de 50.657 doses aplicadas, superando as expectativas e demonstrando uma melhoria significativa nos índices em imunização.
Conclusão
O microplanejamento em saúde, como estratégia de gestão compartilhada, é essencial para o sucesso das campanhas de multivacinação. Esta abordagem permite uma resposta ágil e adaptada às necessidades locais, garantindo uma cobertura vacinal ampla e efetiva. A experiência de Recife serve como modelo para outras campanhas similares em municípios com desafios semelhantes, demonstrando ser uma ferramenta eficaz na melhoria das taxas de cobertura vacinal. Para futuras campanhas, recomenda-se manter a flexibilidade das estratégias de vacinação e monitoramento continuo dos resultados, a fim expandir os ganhos alcançados.
Palavras Chave
microplanejamento; estratégia; vacinação; cobertura
Área
Imunizações
Instituições
Secretaria de Saúde - Pernambuco - Brasil
Autores
NÁDIA FERREIRA CARNEIRO NASCIMENTO, SANDREANY SILVA ALVES DE LIMA, AMANDA RODRIGUES LIMA DOS SANTOS, TAYNÁ DA SILVA BRITO, ALINE CARLA ROSENDO DA SILVA, DAIANA DE OLIVEIRA SANTOS, JACQUELINE DE ARAUJO GOMES, MARIA MADALENA DOS SANTOS FRANÇA