Dados do Trabalho
Título
MONITORAMENTO DA VACINAÇAO DE RECEM NASCIDOS EM UMA MATERNIDADE DO NORTE DO ESPIRITO SANTO
Introdução
A vacinação é uma das medidas mais eficientes na prevenção da hepatite B e das formas graves de tuberculose miliar e a meningite tuberculosa. O Programa Nacional de Imunizações recomenda que as vacinas contra hepatite B e a BCG (Bacilo Calmette-Guérin) sejam aplicadas nas primeiras 12 horas de vida do bebê, ainda na maternidade. A região Norte do Espírito Santo é composta por 14 municípios e uma população de aproximadamente 400 mil habitantes, e apresentou uma cobertura vacinal de 64,11% em 2022 para vacina BCG. A maternidade de referência da região tem uma média mensal de 300 nascimentos e apresentava dificuldades em ofertar, principalmente a vacina BCG, devido à falta de equipe treinada para via Intradérmica e a escassez do imunobiológico. Em maio de 2023 o Programa Regional de Imunizações (PRI) do Norte reorganizou a distribuição das vacinas BCG, garantindo um quantitativo maior de doses e a elaboração de um cronograma de oferta da vacina na maternidade e também nos municípios atendidos pelo PRI.
Material e Método
O PEI e PRI Norte em parceria com o município e a maternidade treinaram os profissionais envolvidos na vacinação. A capacitação foi dividida em teoria e prática: preparo dos imunobiológicos, técnicas de aplicação, armazenamento, registro e ESAVI. O estado tem sistema próprio para registro nominal das doses aplicadas, o Vacina e Confia ES, e todo monitoramento é realizado através de relatórios de doses aplicadas, comparando com os registros da sala de parto da maternidade, gerando uma planilha onde são identificados os “não vacinados” e posteriormente as informações são encaminhadas para as equipes de Atenção Primária do município de residência da família para busca ativa.
Resultados
O trabalho iniciado em maio de 2023 causou um aumento significativo da cobertura vacinal para BCG: No ano 2022 foram 64,11%, já em 2023 alcançamos 95,56% e 2024 (janeiro a maio) 100.64%. Todas as crianças nascidas nesta maternidade são vacinadas com as vacinas BCG e Hepatite B, com exceção dos bebês que apresentam contra indicação para vacinação.
Discussão e Conclusões
A organização dos processos de trabalho garantiu o direito das crianças serem vacinadas em tempo oportuno, diminuindo as barreiras de acesso promovendo assim saúde neste grupo e consequentemente impacto na morbimortalidade. O monitoramento e a atualização das equipes são essenciais para o sucesso deste processo.
Palavras Chave
vacinação; cobertura vacinal; Equipe treinada; Monitoramento; BCG
Área
Imunizações
Instituições
Superintendência Regional de Saúde de São Mateus - Espírito Santo - Brasil
Autores
VERÔNICA CONSOLAÇÃO PEREIRA TOMAZ, LENIZE SILVARES PEREIRA, PAULO HENRIQUE CORTELETTI SANTUZZI, HELETÍCIA SCABELO GALAVOTE